A Microsoft deu conta de todos os esforços que está a desenvolver no sentido de reduzir o seu impacto ambiental no planeta. O obejtivo é de se tornar uma empresa com emissão negativa de carbono, mais sustentável e com zero desperdício até 2030.
Para reduzir as suas pegadas de carbono, há que optimizar as atualizações e downloads para rodarem num momento em que a consola possa usar mais energia renovável. O Windows Update tornou-se consciente em carbono no ano passado para os PCs com Windows 11, e agora as consolas Xbox também estão nesse caminho.
Quando a vossa consola está ligada, conectada à Internet e os dados regionais de intensidade de carbono estão disponíveis, a Xbox irá agendar atualizações de jogos, apps e sistema operacional para a vossa consola em horários específicos durante a janela de manutenção noturna, o que poderá resultar na diminuição das emissões de carbono, pois uma proporção maior de eletricidade estará a ser fornecida de fontes com baixo teor de carbono na rede elétrica.
Por enquanto a atualização está disponível apenas para os que fazem parte do Xbox Insiders que usam “Shutdown (economia de energia)”, mas em breve todos os jogadores da Xbox também vão ter a mesma oportunidade.
A partir de hoje, os Xbox Insiders vão notar que as suas consolas Xbox Series X|S vão atualizar automaticamente para a opção de energia “Shutdown (economia de energia)”. Essa atualização vai reduzir o seu consumo de energia enquanto a sua consola estiver desligada, e não irá afetar o desempenho, gameplay ou a capacidade de receber atualizações de sistema, jogos ou aplicativos durante a noite. Recursos remotos são suportados enquanto a consola está ligada; entretanto, o despertar remoto não é suportado enquanto a consola está desligada.
“Shutdown (economia de energia)” irá permitir que as consolas Xbox One recebam downloads de sistema, jogos ou aplicativos durante a noite, assim como acontece com o Xbox Series X|S.
Outra atualização de configuração de energia que estará disponível para Xbox Insiders hoje é o novo recurso “Active hours”. Ao selecionar o modo “Suspension”, podem ajustar as horas ativas da sua seu consola. A Xbox irá iniciar rapidamente e estará disponível para despertar remoto durante as horas ativas selecionadas. Quando as horas ativas acabarem, a consola vai-se desligar completamente e consumirá 0,5 W vs. 10-15 W enquanto estiver ativa. Há uma diferença, no entanto, as Xbox Series X|S podem-no fazer automaticamente, criando um padrão, já as Xbox One vão ter que configurar manualmente esta opção.
Com as alterações climáticas que temos sentido no nosso país e por todo o mundo, apesar de tarde, temos que ser mais conscientes em tudo aquilo que fazemos para tentar dar uma verdadeira oportunidade à nossa geração e às gerações vindouras e, até nos videojogos, e na forma como os consumimos temos que ser mais conscientes. É um trabalho de todos e para todos.