Foi hoje divulgado, através do Xbox Wire, que a partir de 15 de Setembro, o serviço de cloud Gaming xCloud estará disponível, em versão beta, para os utilizadores Xbox Game Pass Ultimate, em mais de 22 países, incluindo Portugal.

Assim, os jogadores terão acesos a mais de 100 jogos de alta qualidade, jogáveis nos seus tablets e smartphones Android, através da Cloud, incluindo Minecraft Dungeons, Destiny 2, Tell me Why, Gears 5, Yakuza Kiwami 2 e muito mais. É também previsão, o compromisso para oferecer acesso day-one a novos títulos do Xbox Game Studios, como parte do Xbox Game Pass, sendo a intenção colocá-los disponíveis na cloud a partir do dia em que são lançados.

O xCloud permite que possam estar a jogar na vossa consola e depois facilmente levem no vosso bolso, no vosso smartphone, todas as suas componentes, seja o vosso perfil, a vossa lista de amigos, os vossos achievementes e, é claro, os vossos saves. Para além disso numa era em que a ocupação da sala por vezes é degladiada, até por passarmos cada vez mais tempo em casa, é ainda uma boa possibilidade para facilmente libertarem a vossa TV e passarem para o vosso smartphone, sem ter que deixar um Strike a meio no Destiny 2, por exemplo. Já para não falar que o co-op também poderá ser visto de uma outra maneira, a jogar com um amigo em casa o Sea of Thieves, cada um com a sua conta Xbox.

Kareem Choudhry, Corporate Vice President, Project xCloud, Microsoft afirmou ainda em comunicado que a empresa está a delinear parcerias com a Razer, PowerA, 8BitDo, e a Nacon para criar periféricos específicos para melhorar a experiência de cloud gaming. Estamos a falar de auriculares que funcionem com todas as marcas, comandos mais pequenos ou até mesmo comandos exclusivos da Xbox que se podem dividir ao meio e encaixar nas abas laterais do telefone, para além da confirmação que podem utilizar o vosso comando da Xbox One ou até mesmo o DualShock 4 da PlayStation.

Para aqueles que participaram, como nós, no Project xCloud Preview, fiquem descansados que o vão poder continuar a fazer até dia 11 de setembro, depois vão precisar mesmo de ter um Xbox Game Pass Ultimate para desfrutar da Beta. Fiquem ainda atentos à revelação de amanhã no evento da Samsung em relação ao novo Galaxy para ficar a saber um pouco mais desta parceria com a marca que a Microsoft desenvolveu para este ano.