A Microsoft já está a pensar no próximo passo para chegar a mais jogadores. Bem sabemos que o seu esforço nesse sentido tem sido elevado, seja com o Game Pass ou com o Cloud Gaming e, portanto, é quase visto como natural, as palavras de Phil Spencer ao Financial Times, sobre o assunto.
O chefe da divisão Xbox, disse nessa entrevista, que a companhia tem planos para lançar um marketplace próprio para iOS e Android.
O executivo também afirmou que, caso tudo ocorra conforme o planeado, a nova loja deve fazer a sua estreia no início de 2024. No entanto, para que isso aconteça será preciso aguardar o início da vigência do Acto de Mercados Digitais, que vai obrigar a Apple e o Google a expandirem o acesso de aplicativos oferecidos a consumidores da União Europeia.
A nova lei deve entrar em vigor a partir do dia 2 de maio deste ano, identificando os “guardiões digitais” que usam o seu poder para bloquear o acesso de outras companhias ao mercado mobile, fazendo com que estes tenham até ao próximo dia 6 de março de 2024 para as derrubar.
Segundo Phil Spencer, a Xbox quer explorar o mercado mobile para cumprir o seu objetivo de oferecer conteúdos em todas as plataformas e meios possíveis. O executivo explica que a loja que está sendo preparada pela empresa deve oferecer aos consumidores tanto jogos first party quanto títulos produzidos por outras companhias.
“Atualmente não podemos fazer isso nos dispositivos móveis, mas queremos construir um mundo, que acreditamos que vai chegar, no qual cheguemos a esses dispositivos ”, afirmou Spencer. A aquisição da Activision Blizzard vai ser especialmente importante nesse sentido, dado que ela vai garantir à Microsoft acesso ao popular catálogo de jogos desenvolvidos pela King.