Developer: Pancake Games
Plataforma: PC e Nintendo Switch
Data de Lançamento: 19 de Novembro de 2023

Todos sabemos que a melhor maneira de aprender é fazê-lo a brincar, e Tales of Mathasia veio-nos mostrar exatamente isso. Porque os pequenos também merecem poder entrar no mundo mágico dos videojogos e aproveitar tudo o que estes podem oferecer.

Tales of Mathasia passa-se, tal como o nome indica, em Mathasia, um mundo onde existem animais extremamente fofos e coloridos no seu mundo igualmente fofo e colorido, estabelecendo, assim, uma base que logo à partida vai atrair toda a criançada.

https://youtu.be/2daeyMNlIys

Apesar de viverem em paz, um dos seus habitantes procura o caos. Um pássaro chamado de Sparrow está a usar os seus poderes para cobrir Mathasia com uma gosma roxa corrompida e cabe ao jogador libertar a terra desta praga através do poder da Matemática. Ao longo do caminho para acabar com esta corrupção vamos encontrar personagens muito amigáveis que nos vão ajudar.

O jogo consiste em puzzles de matemática que vão ficando cada vez mais complexos e difíceis ao longo de 16 níveis. Estes níveis abordam as primeiras operações matemáticas que aprendemos na escola, como a divisão e a subtração.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Cada seção do mapa começa com uma introdução à dinâmica matemática a ser abordada. Esta vai ser apresentada e explicada de maneira simples e atrativa para as crianças que podem logo embarcar nos exercícios apresentados. Ao longo dos 4 níveis desta secção, a operação matemática em foco é tratada de maneira diferente e com um nível crescente de dificuldade.

Sendo Tales of Mathasia um jogo para crianças e com teor matemático, é importante ir mais a fundo na questão da dificuldade deste jogo. Este jogo é extremamente acessível no início quando a criança só tem ou adição, ou subtração para jogar.

No entanto, a dificuldade aumenta consideravelmente a meio do jogo quando estas duas operações matemáticas se juntam, especialmente mais para o fim que chega a envolver 5 números. No entanto, continuo a achar que o próprio jogo em si consegue dar incentivo suficiente para as crianças, pelo menos, tentarem ultrapassar as dificuldades destes níveis (e se precisarem da ajuda dos pais poderá até ser uma boa maneira de todos serem envolvidos neste processo de aprendizagem).

Para além disso, este jogo apresenta um grande obstáculo à população portuguesa, que é o facto de, ao ser feito para uma população entre os 6 e os 8 anos, apresenta-se apenas em Inglês e em Polaco, o que é uma grande barreira. Apesar de os nossos pequenos já começarem a aprender inglês no ensino primário, dificilmente estarão aptos para enfrentar este jogo sem a ajuda de um adulto que saiba a língua e que possa traduzir para a criança. Especialmente porque muitas das palavras usadas, mesmo na língua inglesa, não são palavras que crianças nessa faixa etária já tenham aprendido (por exemplo, a palavra corruption – corrupção é frequentemente usada no jogo, mas, na realidade, acaba por ser um conceito muito complexo para as crianças da faixa etária recomendada, pois, na realidade, a definição da palavra corrupção irá surgir mais tardiamente no vocabulário, tanto na língua inglesa como na portuguesa).

Tales of Mathasia apresenta um menu de navegação muito simples, maioritariamente inspirado pelos jogos para o telemóvel, o que o torna muito acessível a pessoas de todas as idades, sendo que, neste caso em específico, uma criança consegue facilmente navegar pelos menus.

Algo que apreciei imenso neste jogo e que tenho a certeza que vai ser um ponto muito forte é a arte aqui apresentada. Desenhado pela artista Diana Sienko, todo o mundo de Mathasia é extremamente colorido, vibrante e até mesmo mágico. Sem dúvida capaz de prender a atenção de qualquer criança e adulto.

A banda sonora deste jogo também foi muito bem escolhida, com melodias extremamente adequadas aos mais pequenos e muito imersivas. Por outro lado, este jogo também prima muito pela qualidade da performance vocal das personagens, sendo todas estas vocalizadas e extremamente bem interpretadas, ao ponto de sentir muitas vezes que em vez de um jogo estava a assistir a um cartoon, o que tornou toda a história ainda mais envolvente.

Paga-nos o café hoje!

Em suma, Tales of Mathasia é, sem dúvida, um jogo didático cheio de qualidades e que vai ajudar muitos pais e crianças a enfrentar os desafios da matemática. No entanto, devido à sua dificuldade crescente nos níveis, recomendo este jogo, mais especificamente, a crianças que já tenham aprendido a adição e subtração como meio de consolidar conhecimentos, em vez de método de aprendizagem.

Contudo, a limitação linguística, neste momento, obriga a que a criança ou os pais tenham conhecimentos intermédios de inglês, ou polaco para conseguirem navegar neste jogo.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorJá podem ver o primeiro Suicide Squad Insider
Próximo artigoAnálise: Let’s Sing 2024
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.
analise-tales-of-mathasia<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Arte do jogo maravilhosa</li> <li style="text-align: justify;">Personagens atraentes e muito bem interpretadas</li> <li style="text-align: justify;">História adequada a crianças</li> <li style="text-align: justify;">Excelente uso da matemática</li> <li style="text-align: justify;">Muito boa ferramenta de consolidação de conhecimentos</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Limitação linguistica: Inglês e Polaco</li> <li style="text-align: justify;">Aumento de dificuldade um bocado agressivo para meio do jogo</li> </ul>