Se bem se recordam, há quatro anos, sim 4 anos, olhámos com uma lupa todos os pormenores do primeiro trailer do novo jogo da Insomniac, agora é altura de fazer o mesmo para o segundo trailer que surgiu no mais recente State of Play.

O trailer impressiona não só pela ação intensa do mutante canadense, mas também pelas referências e easter eggs que conectam o jogo ao vasto universo Marvel, desde vilões icónicos até trajes clássicos que farão qualquer fã suspirar de nostalgia.

O jogo promete uma variedade de trajes alternativos. O uniforme principal de Logan é inspirado no design de John Cassaday para Astonishing X-Men (2004), modernizando o clássico azul e amarelo dos anos 70 e 90, com um toque tático. O trailer também mostra trajes casuais, como a camisa xadrez vermelha com chapéu de cowboy e a jaqueta bomber castanho, referência ao desenhos animados dos X-Men dos anos 90. Espera-se que o jogo ofereça dezenas de alternativas, incluindo o uniforme castanho dos anos 80, o da X-Force em preto e cinza, enquanto Weapon X, o do Era do Apocalipse e o disfarce de Patch em Madripoor.

O trailer apresenta três localizações significativas: Madripoor, Japão e as florestas canadenses. Madripoor destaca-se com o Princess Bar e a atmosfera de ilha-nação onde qualquer coisa pode acontecer. Tal como tínhamos dito no primeiro artigo sobre o jogo, conseguimos vir neste trailer uma mulher vestida com um vestido verde, e claramente é Tyger Tyger, a dona do bar.  O Japão remete às histórias clássicas de Logan, incluindo o seu lado samurai e a ligação com Mariko Yashida. As florestas canadenses simbolizam a terra natal do mutante e confrontos com o passado, incluindo o programa Weapon X.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Os antagonistas também têm destaque. Comecemos por Omega Red, com tentáculos de carbonadium, surgiu pela primeira vez no comic X-Men #04 Vol.2 e desde então tornou-se um antagonista de Wolverine. Concebido como uma arma Soviética, tal como o Capitão América nos Estados Unidos, Omega Red viria a ser criogenado e libertado muitos anos mais tarde para tentar refazer a União Soviética. Wolverine e Omega Red confrontam-se pela primeira vez quando Logan estava na Team X, isto é, Wolverine, Sabretooth, Silver Fox e Maverick. Não sabemos, até agora se o jogo terá alguma ligação a estes factos.

Mystique, por sua vez,  é uma das personagens mais complexas da Marvel. A shapeshifter foi quem deu à luz Graydon Creed, que conhecemos como Sabertooth e também Nightcrawler e ainda mãe adoptiva de Rogue. Tornou-se a líder da Brotherhood of Mutants ao lado de Blob, Pyro, e Avalanche, antes de se juntar a Apocalypse. Se bem que uma versão alternativa poderá encaixar neste jogo, onde mata o Senador Kelly que leva a que os Sentinelas sejam implementados e exterminem todos os mutantes. Sentinelas esses que surgem também no trailer.

Já que falei de Sentinelas, temos os gigantes, com um surgir mesmo no final do trailer e os Prime Sentinels, ciborgues que reforçam o clima de perigo constante. Se ligarmos isso ao facto de vermos uma força militar com o logo da Trask Industries, facilmente chegamos outra personagem que poderá estar presente no jogo, Bolívar Trask. Foi ele a mente por detrás dos Sentinelas e parece-me claro que será interveniente no jogo.

Outra força que surge no trailer são os Reavers, que apesar de terem aparecido numa fugaz luta com os X-Men, ganham uma nova preponderância sob a liderança de Donald Pierce, que os reorganiza numa estrutura para-militar de cyborgues que caçam incessantemente mutantes, especialmente Wolverine. É também aí que surge outra vilã importante na vida de Logan chamada Lady Deatstrike com interacções no Japão, uma das cidades do jogo.

Outro pormenor que identifica a presença dos Reapers é  vermos na matrícula da mota conduzida por Wolverine o número 229. É que é precisamente em Uncanny X-Men 229, já com Wolverine nos X-Men. No entanto, nesse mesmo segmento vemos uma placa direcional a dar indicação da cidade de Squamish, que na realidade fica a Norte de Vancouver.

Destaque ainda para a escolha de mais um australiano para render Logan/Wolverine. Depois de Hugh Jackman no cinema, agora é a vez de Liam McIntyre, que conhecemos, por exemplo no mundo dos videojogos como a voz de JD Fenix em Gears of War.

Em resumo, o jogo do Wolverine promete ação intensa, exploração de locais icónicos, múltiplos trajes clássicos e modernos, e uma narrativa repleta de referências ao universo Marvel, estabelecendo-se como uma experiência obrigatória para fãs deste mítica personagem. O jogo da Insomniac sairá no outono de 2026, em exclusivo para a PlayStation 5.

Artigo anteriorDeconstruction Simulator já está disponível no Steam
Próximo artigoSengoku Dynasty chega à PlayStation 5 e Xbox Series X a 26 de setembro
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.