A EA Sports já tinha revelado as principais novidades em relação ao modo carreira, mas agora olhamos em detalhe para aquilo que já se sabe sobre o modo Carreira – Treinador
Criar Um Clube
A grande novidade para este FIFA 22 é a criação de um clube. Desde a sua identidade, com a escolha do nome, a maneira como é conhecido e como é que o comentador o vai anunciar..
Depois, escolhem a liga em que querem jogar e a equipa que desejam substituir. O número de equipas de uma liga continua o mesmo, enquanto a equipa que for substituída vai para o Resto do Mundo, onde já estão as principais equipas de campeonatos não presentes no FIFA.
Podem escolher qualquer liga no jogo, seja numa divisão inferior ou logo numa liga de topo. Será necessário escolher também um clube Rival dentro da liga. As partidas contra o Rival serão tratadas com maior importância na experiência de transmissão e beneficiarão de maior cobertura de notícias e histórias ligadas a essa mesma rivalidade.
Editar Equipamento, Emblema e Estádio
Podemos personalizar os equipamentos da nossa equipa para jogos em casa ou fora, o emblema do clube e até o estádio. Há várias opções para escolher e os equipamentos, o emblema e o Estádio podem ser alterados no início de cada nova temporada.
Escolham um dos estádios genéricos no jogo e façam dele a vossa melhor casa. Podemos mudar a cor básica, a cor dos bancos das bancadas e fazer mudanças mais profundas como o desenho do relvado e o formato das redes nas balizas.
O ambiente à volta do clube também pode ser alterado, com uma grande variedade de músicas para golos, cânticos da claque e hinos de entrada para capturar a identidade e o estilo do clube.
A Personalização do Estádio também está disponível para clubes existentes que não têm um estádio licenciado atribuído no jogo.
Montar a equipa
Uma nova equipa precisa de jogadores e vamos lá perceber como é que isso vai acontecer. Poderemos preencher com um grupo inicial de novos jogadores. Ao gerar esses novos jogadores, temos alguma palavra a dizer sobre a classificação de estrelas da equipa e a idade média dos jogadores. Antes de confirmar, é necessário conjugar várias opções até encontrar um plantel com o qual nos identificamos para iniciar a nossa jornada.
A nacionalidade dos jogadores gerados é baseada na composição da nacionalidade dos jogadores da liga que escolherem. Por exemplo, suponhamos que 7% dos jogadores da Premier League têm nacionalidade francesa. Toda vez que um jogador é gerado para o seu elenco na Premier League, há 7% de hipótese de que ele possa ser francês. Isso mantém a autenticidade dos elencos independentemente da liga em que se escolha jogar.
Depois de montar o nosso plantel, também podemos escolher o orçamento inicial e se queremos ter um começo humilde ou criar os próximos magnatas do futebol. Podemos também decidir a verba para contratar novos jogadores para reforçar posições-chave assim que começarmos a jogar.
Prioridades da direção
Por último, mas não menos importante, podemos mudar as prioridades da direção do clube. Essas prioridades podem definir os objetivos em todas as categorias.
As prioridades nacionais e regionais serão afetadas pela classificação de estrelas da equipa. Por exemplo, começarmos uma carreira com um clube de 3 estrelas na LaLiga e um objetivo Nacional de Expectativa Alta, o objetivo é o de evitar a descida na primeira temporada, já que a equipa é uma das que tem classificação mais fraca da liga, e um objetivo de longo prazo para um terminar nos 4 primeiros em 4 anos.
Há uma série de predefinições de prioridades da direção criadas no fluxo de criação do clube para ajudar a encontrar a filosofia certa para o clube. Se quiserem também podem ajustar cada configuração individual conforme quisermos para deixar cada jornada com uma sensação nova.
A imprensa e as notícias
Sobre histórias fora do campo, a imprensa também terá mais para se importar com a nossa carreira. Notícias focadas nas nossas estatísticas e conquistas serão acionadas quando qualquer um desses eventos acontecer:
– Quando chegarmos aos 50/100/150/200/250 jogos ou vitórias;
– Quando ganharmos o prémio de treinador do Mês.
– Quando jogadores da formação têm uma temporada de estreia em que são destaque.
Na PlayStation 5 e Xbox Series X|S, essas conquistas não são apenas comemoradas nas notícias. Também foram adicionadas sequências de introdução pré-jogo nas quais a equipa de comentadores vai falar com base no que já conquistamos. Novas cinemáticas, como novas sequências de aquecimento da equipa, momentos no balneário, equipas a inspecionar o campo, além dos funcionários a fazer os últimos ajustes no relvado, vão aumentar a tensão para partidas importantes prestes a começar. Se a equipa não está a ter um bom desempenho numa partida importante, os nossos adeptos vão sair mais cedo do estádio.
Foi também adicionado uma nova tela cinemática de revelação quando conseguimos um novo emprego como Treinador. Além disso, também foram atualizadas as notícias sobre anúncios de transferências para serem apresentadas no estádio e não apenas na sala de imprensa.
Também os comentários de notícias de golos noutros jogos foram atualizados e agora estão a cargo de Alex Scott, antiga jogadora da Inglaterra e do Arsenal WFC, dando atualizações periodicamente sobre partidas que são jogadas ao mesmo tempo.
Os Tifos
Anteriormente, tínhamos de confiar na arte de jogadores existentes para os mosaicos da nossa claque, mas agora isso já não acontece. No FIFA 22, se um jogador se tornar um dos melhores jogadores da equipa e se ele permanecer por muito tempo no clube, ele pode ser usado em Tifos de jogador exibidos pela nossa claque antes de um jogo importante. E isso significa qualquer jogador, inclusive todos os jogadores gerados.
Outra das novidades será a estreia da nova competição da UEFA Conference League. Preparados para a nova época?
FIFA 22 chega no dia 1 de outubro para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC via Origin e Steam, Stadia, PlayStation 4 e Xbox One.