Developer: Pyramid Games
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 18 de Outubro de 2021
Lembram-se da febre do FarmVille? Aquele jogo que “toda a gente” jogava quando o facebook ainda era moda e que permitia aos jogadores gerir uma quinta, enquanto se plantava frutas? Ora, Farming Life mantém esse espírito em que somos um agricultor gestor de uma quinta, capazes de construir vários hectares com produtos prontos a vender e com isso ganhar o máximo de dinheiro possível.
O jogo é basicamente um Tycoon, tais como os antigos Roller Coaster Tycoon, o Cities, Frostpunk ou o mais recente Two Point Hospital. Todos diferentes na temática, mas o estilo é exatamente o mesmo. As mecânicas usadas e até os menus parecem familiares. Por isso não é difícil entrar em Farming Life com a sensação de que já jogamos aquilo de alguma forma. Ainda assim recomendo a passarem pelo tutorial para saberem, pelo menos, os tipos de edifício que existem e onde temos de ir em determinada situação.
Nestas coisas já se sabe, primeiro começamos quase sem nada, sem muito espaço e é a partir daí que vamos criar condições para crescer. Construir terreno fértil, plantar umas frutas ou vegetais, avançar no tempo, que tal como é hábito nestes jogos, nos deixa aumentar a velocidade até seis vezes a considerada normal. É necessário contratar pessoal para cuidar dos campos agrícolas, adquirir máquinas que aumentam a produtividade e fazer a criação de animais.
https://www.youtube.com/watch?v=Np3fEYjIXm8
Tal como se fosse na realidade, isto é uma quinta à séria com tudo a que tem direito. As plantações vão desde vegetais como o milho, beterraba, cebolas, batatas, tomates entre outras. Ao todo, são 13 tipos os tipos de vegetal que podemos plantar. Nas frutas, há cinco diferentes para produzir, casos do morango, pêra ou maçã. Teremos de produzir produtos de origem animal, como queijo, ovos e muitos outros. Não podiam faltar os produtos processados e claro, os animais que temos de cuidar.
Farming Life tem muito conteúdo por onde pegar e mesmo sabendo que há tudo o que referi acima para plantar e colher, o processo seguinte é um dos mais importantes porque temos de vender os nossos produtos. Primeiro porque temos de ganhar dinheiro para poder evoluir os campos, comprar material mais eficaz, e pagar ao nosso pessoal que trabalha arduamente, depois, porque não conseguimos guardar tudo o que produzimos infinitamente.
Também não se pode ignorar o fator meteorológico que pode estragar alguns produtos e favorecer outros, conforme faça chuva ou sol. Isto é mais um dos fatores que contribui para o nosso sucesso como Mayor. No final de cada dia há um ranking apresentado, no qual está uma comunidade próxima e revela a nossa pontuação e quem é o melhor nesta competição saudável entre donos de quintas.
A vida em Farming Life faz-se entre o campo e a “cidade”, onde estão os edifícios, aos quais nos temos de dirigir para comprar materiais, negociar com trabalhadores, comprar outros terrenos para expandir a quinta e muitos outros que fazem parte do negócio. Nem todos os conteúdos estão desbloqueados no início. Vamos subindo o nível à medida que fazemos crescer a quinta, completamos as missões que nos pedem e damos uma olhadela em algumas oportunidades sazonais que podemos ver quais são no jornal que existe no jogo.
Graficamente não contem com nada de especial, não é esse o propósito do jogo, mas está bem longe de CIties ou Frostpunk. Diria que está mais próximo de um design de jogos feitos para mobile do que outra coisa. A música, tal como acontece em quase todos estes jogos, apesar de relaxante, é repetitiva e às vezes até nos deixa com sono. Preferi colocar eu uma playlist a tocar enquanto tratava da herdade, achei mais seguro.
Farming Life é um Tycoon interessante com o espírito de um FarmVille evoluído para os dias de hoje. Vai agradar a quem gosta deste tipo de jogos, tem bastante conteúdo e não é muito difícil de aprender a jogar, apesar das diversas tarefas que temos de fazer. A estratégia e a gestão empresarial fazem parte do ADN de Farming Life que pode servir de pré-época para o rei da simulação agrícola, o novo Farming Simulator 2022.