Developer: Ultimate Games
Plataforma: PlayStation 4, PlayStation 5
Data de Lançamento: 6 de Outubro de 2022

A Ultimate Games já nos habituou a inventar os mais diversos jogos no que toca a simuladores, desde pescar, ter quintas ou padarias, não parece haver limites para aquilo que se pode transformar num videojogo. Confesso que dentro de vários estilos, este era aquele que não esperava mesmo. 

Castle Renovator é como o próprio nome indica um renovador de castelos e, como tal, será esse o nosso trabalho. Se já havia o Train Station Renovation, onde até o comparei com o programa de televisão “Querido Mudei a Casa”, aqui é exatamente igual, mas em vez de ser com comboios, é com… castelos.

Tudo começa com um terreno que herdamos para depois o podermos desenvolver e decorá-lo à nossa maneira. Para isso vamos ter de aceitar alguns projetos que nos vão fazer passar pelo papel de artesão medieval, onde o objetivo é limpar o terreno, cortar árvores, arranjar passadiços com madeiras, entre outras coisas. Ao nosso dispor temos várias ferramentas para fazer o nosso trabalho. Desde a vassoura para limpar o chão, o machado para cortar árvores ou o martelo para destruir objetos. No ecrã aparece-nos os objetivos que temos de completar e é por aí que nos vamos guiando para completar os vários cenários medievais que vamos encontrar.

Se no início andamos a limpar terrenos que podem vir a ser alguma coisa, à medida que vamos completando missões, mais tarde vamos passar por diversos locais que até os podemos decorar, limpar e remodelar. Teremos para “arrumar” as divisões de castelos, celeiros, cabanas, palácios reais e até há a possibilidade de entrarmos em barcos dos piratas. 

Publicidade - Continue a ler a seguir

Uma das novidades deste jogo, em relação a outros simuladores, é o facto de haver uma árvore de habilidades em que vamos poder evoluir. Teremos opções para ser mais rápidos, para fazer scan de tudo o que temos de fazer, entre muitas outras capacidades que vamos poder ganhar.

Paga-nos o café hoje!

O jogo passa-se nos séculos XVI e XVII e apesar de gostar do ambiente criado à volta dessa época, não posso deixar de referir a dificuldade de leitura das informações que nos transmitem. Aquele lettering, de época, não abona nada em favor dos jogadores. A nível gráfico, não aumentem muito a fasquia, Castle Renovator segue a linha de outros simuladores da Ultimate Games

Os sons dão uma tranquilidade a tudo aquilo que se está a limpar, mas aqui utilizei novamente a tática de ter uma playlist pessoal de fundo para cumprir as tarefas que me pediam. 

Castle Renovator é para quem gosta dos outros simuladores que a Ultimate Games já nos habituou. Se procurarem novas propostas, bastante fora da caixa, em que limpar, arrumar e inovar na decoração de castelos, este jogo é para vocês. Haverá certamente um nicho de jogadores que o vão fazer, ao contrário da maior parte em que este será um jogo que vai certamente passar despercebido.