Developer: A Take IT Studio!
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 21 de setembro de 2022
Os jogos de simulação vieram para ficar, e a principal razão é de o público para eles ser cada vez maior, mas também porque as companhias começam a apostar cada vez mais forte neste género, existindo até simuladores de tudo e mais alguma coisa, quer de serem um padre, de mobilar casas, de ser uma abelha, e provavelmente alguns que nem eu conheço.
O simulador que chegou desta vez aos jogadores é diferente do que estamos habituados, até porque é uma profissão que todos gostaríamos de dominar, mas que a maioria das pessoas sabe o básico do básico. Falo de ser electricista, já que a A Take IT Studio! desenvolveu Electrician Simulator.
É interessante que esta é uma das profissões que cada vez se torna mais importante na nossa sociedade, até porque com a tecnologia a evoluir cada vez mais, os electricistas serão sempre bastante importantes. O jogo não nos leva a algo tão profundo, até porque acredito que isso fosse perder um pouco da piada, e neste caso somos mais um electricista de arranjar pequenos electrodomésticos, mas também de tratar da electricidade de casas, quer na parte dos cabos na parede, como depois na parte de meter as tomadas e afins.
O jogo segue muito a ideia de House Flipper, na maneira como as coisas se processam, isto é, começamos como electricistas novatos na profissão que vamos criar uma empresa do zero, e teremos de escolher o nome, o logo, e a partir daí é começar a ganhar reputação conforme os trabalhos que vamos fazendo. Isso leva a termos mais trabalhos cada vez mais ambiciosos, levando-nos a fazer coisas diferentes, e a ter desafios interessantes para o estilo de jogo.
Confesso que embora House Flipper seja interessante, provavelmente este pelo conteúdo em si, prendeu-me mais a atenção, quer por termos de mexer nos fios, termos de soldar coisas, e até organizar como devemos colocar os fios eléctricos pela casa, como nas tomadas. Tudo isso me prendeu muito mais do que andar a limpar casas e a organizar móveis.
Como é fácil perceber, vamos ter dois tipos de trabalhos, o que se faz na nossa oficina que também é o nosso escritório, e aí o que fazemos é arranjos de todos o tipo de coisas, desde comandos de consolas, sensores de detecção de fumos, televisões, entre outras coisas. Já fora da nossa oficina teremos de ir tratar os problemas eléctricos na casa dos clientes.
Na parte da oficina teremos de perceber o que se passa, conforme os problemas que os clientes detectam com os aparelhos, e comprar componentes para substituir aqueles que estiverem estragados, assim como soldar fios, soldar componentes nas placas, entre outras coisas. Já na parte fora de casa, por vezes temos desafios muito interessantes, já que temos umas pequenas confusões de ligações que nos levam a perceber que fios mudar, ou até alterar algumas configurações conforme alguns pedidos dos clientes. Além disso, também fazemos os trabalhos mais básicos, como alterar fichas eléctricas, mudar lâmpadas, e outros pequenos trabalhos bastante simples. Além disso, depois tem toda a parte da gestão, como as tarefas que terão de gerir, e até da expansão da companhia.
Algo que também agradará a muitos jogadores é a jogabilidade super simples. Não precisamos de grandes confusões para fazer todo o trabalho, e os próprios tutoriais ensinam muito bem o jogador, logo, não haverá qualquer problema no que toca a perceber o que temos de fazer, assim como a sua resolução. Dito isto, o jogo é super acessível quer para pessoas habituadas a simuladores, como para jogadores novos nestas andanças.
A parte gráfica é muito competente, com um grafismo atraente e detalhado que me deixou impressionado – quando comparamos com outros simuladores. A parte sonora é bastante simples, mas dá conta do recado.
Para melhorar a situação, o jogo é acessível até para aqueles que podem ter problemas com o inglês, já que existe a opção de o jogar em português.
Eletrician Simulator é um simulador competente, e que irá agradar aos fãs deste tipo de trabalhos. Consegue ser um pouco diferente dos outros, devido à sua objectividade – um pouco como acontece com os Car Mechanic Simulator. Só peca por ser um pouco curto em comparação com outros simuladores.