Developer: Artefacts Studio
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 05 de Novembro de 2019

Garfield sempre foi um dos personagens mais icónicos da banda desenhada. Boa disposição, muitas peripécias e diversão, são alguns dos pergaminhos que fazem dele o gato mais conhecido do mundo. E foi pegando nessas bases que a Microids lançou mais um jogo de Karts onde Garfield é um dos protagonistas; desta vez lançado para todas as plataformas, com o nome de Garfield Kart: Furious Racing.

Ao iniciar o jogo percebemos que este nos apresenta diversas opções: Play, Garage, Raking, Gallery, Tutorial, Options e Credits. A primeira impressão é de ser um jogo cheio de conteúdo (algo que não é totalmente verdade), e ao iniciarmos o Play são apresentadas imediatamente as diversas opções que temos: Single Player, onde como o nome indica jogamos apenas com um jogador; Split-Screen Multiplayer onde temos a opção de jogar até dois jogadores no mesmo ecrã; o Online Multiplayer em que temos a possibilidade de competir contra outros jogadores no modo online; e até contra amigos da nossa lista; e por fim no caso da Nintendo Switch temos o Local Wireless Multiplayer, que como o nome indica, podemos jogar contra outros jogadores localmente que tenham outra Nintendo Switch com o jogo.

Garfield Kart: Furious Racing conta com 16 pistas que podem ser jogadas individualmente, em campeonatos ou no modo Time Trial. Ao todo, os jogadores têm 4 campeonatos à sua disposição, distribuídos por três tipos de dificuldade: 50CC, 100CC e 150CC. Como é fácil deduzir, esses modos de dificuldade também existem para Single Race e Time Trial.

Algo que faz toda a diferença, e já é habitual nestes divertidos jogos de karts, são os itens que apanhamos ao longo das corridas, que além de nos oferecerem a satisfação de vermos o nosso adversário ficar para trás, ou ser tramado por alguma patifaria, têm bastante importância no jogo, já que poderão ser o suficiente para nos dar a vitória ou tirar-nos dos lugares cimeiros (caso sejamos nós o alvo dos outros jogadores). Os itens que podemos apanhar vão desde o turbo (lasanha); dar enormes saltos (mola); tartes para mandar aos adversários (também existem as teleguiadas); a varinha mágica que nos troca de lugar com o adversário; os ovnis que tentarão apanhar o adversário de modo a desacelerá-lo; os diamantes que são uma espécie de bomba; e até uma almofada que fará o adversário adormecer e perder o controlo do carro.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Não posso deixar de falar também nos 8 personagens bem conhecidos que temos à nossa disposição: Garfield, Jon,Liz, Odie, Arlene, Nermal, Squeak e Harry. Todos eles apresentam estilos diferentes de condução, o que aliados aos 8 carros disponíveis fará os jogadores tentarem encontrar a build ideal para melhor controlar o carro, e tirar também melhor partido de todas as pistas.

Além de ser importante escolher o personagem e o carro que melhor se adeque ao jogador, existem também acessórios para desbloquear, que podem fazer grande diferença no jogo. Existem dois tipos de acessórios: chapéus e ailerons traseiros, e no caso dos chapéus podem ser desbloqueados em Single Player ou Time Trial; chapéus estes que o nosso personagem pode usar e activará bónus e melhoramentos sobre os itens que apanhamos durante as corridas. Cada um desses desbloqueáveis tem três níveis (bronze, prata e ouro), e podemos desbloqueá-los correndo nas pistas de 50CC, 100CC e 150CC, respectivamente. Já os ailerons traseiros servem para o melhoramento nos carros, como melhor aceleração, melhor velocidade de ponta, uma melhor travagem ou mesmo um maior controlo nas curvas. Estes ailerons são desbloqueados a nos campeonatos, e tal como os chapéus, existem também três tipos de desbloqueios.

Quanto à jogabilidade, é bastante simples, diria até que pelos personagens em questão e por toda a sua simplicidade, é um jogo dirigido para os mais novos e com pistas fáceis, à excepção de uma ou outra, sendo que os botões são bastante simples: acelerar, travar, derrapar e activar os itens que apanhamos.

O maior problema do jogo está na maneira como tentaram que este tivesse uma longa longevidade, isto é, a maneira como estão implementados os desbloqueáveis obriga-nos a correr as pistas tanto em Single Player/Time Trial e Campeonatos em todos os modos de dificuldade; dando a sensação que, uma vez que não tem um conteúdo muito extenso, tentaram usá-lo até à exaustão, levando a ter uma duração maior do que deveria ter. Outro dos problemas reside na falta de jogadores nos modos online, sendo frustrante cada vez que tentamos ir a algum dos modos nunca encontrarmos jogadores para jogar.

Graficamente está com um estilo muito virado para o cartoon, lembrando-nos em algumas das pistas os desenhos de Garfield. Nota-se claramente nos cenários aquele toque que chama a atenção das crianças, fazendo com que se divirtam. No caso da Nintendo Switch que foi a plataforma onde jogamos o jogo corre bastante bem, seja em modo dock ou em modo portátil, e até a jogar localmente com outros jogadores.

Garfield Kart: Furious Racing é um jogo divertido que veio preencher uma lacuna neste tipo de jogos, ou seja, os mais jovens. Jogos como Super Mario Kart 8 Deluxe ou Crash Team Racing Nitro Fueled, embora extremamente divertidos, levavam por vezes as crianças a desistirem pela sua dificuldade. Uma excelente opção para os mais pequenos, que nos chega pelas mãos da Artefacts Studio.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorComo se pode evoluir os personagens de Dragon Ball Z: Kakarot
Próximo artigoThe Surge 2 – The Kraken
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-garfield-kart-furious-racing<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Excelente para os mais novos</li> <li style="text-align: justify;">Uma condução e jogabilidade simples</li> <li style="text-align: justify;">Vários carros e muito conteúdo desbloqueavel</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Não se encontra jogadores nos modos online</li> <li style="text-align: justify;">Torna-se repetitivo pela maneira como temos de desbloquear os conteúdos</li> </ul>