Developer: Vaxler, Ravenscourt
Plataforma: Xbox Series X|S, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4
Data de Lançamento: 15 de Novembro de 2022
A cantar é que a gente se entende! O ditado está aldrabado, mas a verdade é que muitas vezes damos por nós a trautear canções um dia inteiro que, por uma razão ou outra, não nos saem da cabeça. Já foram certamente apanhados a cantar enquanto estão a lavar a casa, no duche ou até mesmo num karaoke com amigos. E qual é o mal?
Esta edição de Let’s Sing 2023 mantém o objetivo principal de todos os jogos da franquia, o de juntar amigos em frente à TV para cantar num karaoke caseiro e divertirem-se à brava. Admitem-se as chamadas figuras tristes, os gritos mais agudos fora de tom, desafinações básicas e invenções de letra. O que não vale mesmo é acordar os vizinhos. Acho que nunca me aconteceu, pelo menos não se queixaram.
Se já jogaram os Let’s Sing anteriores sabem o que esperar porque os modos de jogo são exatamente os mesmos, mas agora com outras músicas. Se são mais old school, lembrem-se dos tempos de Singstar em que usavam microfones. A premissa do jogo é igual à de antigamente, mas agora já não são precisos os micros, embora dêem sempre aquele toque de estrela pop.
Há uma aplicação própria que podem sacar para o vosso smartphone e cantar para lá. Às vezes pode haver problemas de calibração, mas nada que não se resolva. Isto permite que num almoço de amigos em que a tarde até está a ficar aborrecida, liguem a consola e numa questão de poucos minutos, todos possam cantar e jogar os desafios de Let’s Sing 2023.
É fácil entrar no jogo e mesmo para quem não jogou os últimos jogos, vai sentir-se em casa. É tudo muito familiar. Joguei a edição de 2020 e 2022 e sinceramente, as diferenças, a nível de menus são mínimas ou inexistentes. É esse o propósito, pelo que percebo. O que importa é o conjunto de 30 novas canções que esta edição traz que não repetem de outras edições, mas que algumas bandas não podiam faltar. Cantem “I Want To Break Free”, dos Queen, saltem para um “Complicated” de Avril Lavigne ou façam a vossa melhor dança em “Dragostea Din Tei” dos O-Zone. O jogo mistura sons pop mais recentes, como é o caso de Billie Eilish em “Happier Than Ever”, vai a Lady Gaga com Bradley Cooper em “Shallow” e recorda-nos outros tempos com Ben E. King em “Stand By Me”.
https://twitter.com/letssinggame/status/1575515778929070088
Os modos de jogo são exatamente os mesmos do ano anterior, com destaque para o Let’s Party, onde podem reunir até 8 jogadores e dividi-los em duas equipas para ir ultrapassando os desafios e os mini-jogos que Let’s Sing 2023 nos propõe. Desde esconder letra para dificultar a vida a quem não está familiarizado com a música, podem ter de cantar apenas notas chave que dão boa pontuação ou o já conhecido por estas bandas, jogo da bomba, que vai passando de jogador em jogador enquanto tentamos que não rebente na nossa vez de cantar.
Para recordar o jogo do ano passado podem ver o nosso episódio do Salão de Jogos, onde nos aventuramos a cantar em Let’s Sing 2022. Não nos responsabilizamos pelos danos causados.
Entre duelos e duetos, há bastantes coisas que podem fazer, embora todas acabem no mesmo objetivo, não só o de cantar, mas principalmente, o de se divertirem. Podem tentar bater pontuações no ranking online ou ver as vossas próprias tabelas com a prestação dos amigos. O modo Mixtape vai permitir novamente fazer uma playlist nossa com várias faixas que o jogo inclui, ou até jogar algumas que já estão feitas focadas em cada estilo musical.
Let’s Sing 2023 regressa igual a si mesmo com uma atualização de playlist e 30 novas canções. A diversão está garantida, principalmente para aqueles que não sabem cantar muito bem. É fácil de jogar e num instante, apenas com o smartphone e com a consola ligada podem estar 8 pessoas a jogar. Ainda vão a tempo de o comprar para o Natal seja para vocês próprios, ou para oferecer e fazer um brilharete na casa de alguém. Já diz o ditado, que desta vez não aldrabei: quem canta, seus males espanta.