Developer: Mojang
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 26 de maio de 2021
Fez no passado mês de maio um ano desde o lançamento de Minecraft Dungeons, e durante este ano de vida, foram muitas as expansões que chegaram ao jogo. Foram cinco, já contando com Hidden Depths que chegou no dia 26 de maio, uma expansão que pertence ao Season Pass do jogo.
Hidden Depths (As Profundezas Escondidas em Português) é uma expansão que nos leva às profundezas do oceano, já que um fragmento da esfera do domínio foi levado pela corrente do rio até ao Oceano, causando novamente problemas. Diversas criaturas adormecidas acordaram, assim como inimigos naufragados ganharam vida, o que causou um desequilíbrio entre o bem e o mal. Mais uma vez, teremos de assumir o papel de heróis e derrotar as diversas legiões de criaturas que inundaram o oceano, de maneira a libertar todo este mal.
Esta expansão oferece aos jogadores três novas missões que decorrem (como é fácil adivinhar) nas profundezas do oceano. A primeira missão chama-se Ascensão dos Corais e como já vem sendo hábito será a porta de entrada para a segunda missão do jogo, isto é, desbloquear a segunda missão – Monumento Abismal – e também com alguma sorte, vão encontrar maneira de desbloquear a terceira missão e a chamada, missão secreta – Ravina Radiante. Se jogaram as expansões anteriores, mais uma vez, para cada uma delas convém terem entre 30 a 40 minutos disponíveis para as completar, ou talvez um pouco mais, caso sejam como eu e gostem de explorar cada cantinho do mapa, assim como descobrir os tesouros escondidos e os seus segredos. Com esta expansão chegam também novas armas, novos equipamentos e novos encantamentos.
Uma das grandes novidades que vão encontrar nestes novos níveis é o aparecimento de uma nova “barra”, ou seja, agora a vossa barra de vida – o coração central na barra de itens e habilidades – encontra-se dividido ao meio: metade a azul e metade a vermelho. O vermelho é o habitual HP, já o azul é o vosso oxigénio, e quando este fica reduzido a zero, então começam a perder HP até morrerem. Felizmente, ao longo dos níveis vão encontrar diversas zonas para recuperar o vosso oxigénio, e adicionalmente também podem encontrar um item com o nome de “canal”, que na verdade é uma esfera que podemos colocar acima da nossa cabeça (deixando de ser possível usar o arco), e cria uma bolha de oxigénio à nossa, e assim deixando o jogador de se ter de preocupar com o nível de oxigénio.
No primeiro nível, a Ascensão dos Corais, começamos imediatamente a ver as diferenças em relação aos níveis das outras expansões. Os cenários cheios de algas e corais, e a sensação de estarmos debaixo de água está muito bem conseguida, e até no som do jogo quando estamos a passar por locais de maior profundidade conseguimos ouvir o barulho característico das correntes marítimas. Algo que também influência a jogabilidade é quando caímos de locais mais altos, notamos que o personagem é muito mais lento a cair, para dar aquela sensação de quando estamos dentro de água. Também vamos ter diversos inimigos novos, como os náufragos, peixes-balão, golfinhos, guardiões, novos slimes, entre outros. Por este nível ser aquele que dá acesso a um nível secreto, torna-se essencial que o explorem até à exaustão. Como sabem, nem sempre a entrada secreta aparece, e por isso podem ter de o fazer diversas vezes até que essa localização secreta apareça, e apanharem o tão precioso pergaminho que dará acesso ao nível secreto.
Já o segundo nível, Monumento Abismal, passa-se dentro de um monumento afundado, mais uma vez cheio de inimigos. De alguns já tinha falado anteriormente, mas também teremos um ou outros novos; no entanto, apenas mudam os nomes e o aspecto, porque os seus ataques, na maioria das vezes são semelhantes a inimigos bem conhecidos de outros níveis de Minecraft Dungeons. Este nível é cheio de pequenos quebra-cabeças, o que nos obriga a abrir passagens até uma espécie de labirintos em miniatura. É um daqueles níveis que só se consegue fazer tendo o mapa sempre aberto para irmos andando e sabermos o caminho que temos de percorrer. Além disso, será aqui que vamos encontrar o grande boss desta expansão, o Guardião Ancestral.
Por fim, o nível secreto, a Ravina Radiante que, como o próprio nome indica, leva-nos para uma ravina oceânica cheia de tons azuis escuros, verdes escuros e cor de rosa, dando-lhe assim um ar único e diferente. Comparado com os dois níveis anteriores, é aquele mais clean para os olhos, e com mais espaço para andarmos com o personagem.
Hidden Depths é um DLC diferente que adiciona algumas novidades interessantes a Minecraft Dungeons – embora as missões sejam demasiado longas e em pouca quantidade. Seja como for, será certamente um incentivo para os fãs voltarem a pegar no jogo e adquirirem todas as armas e armaduras que terão oportunidade de encontrar nestas novas missões. É a penúltima expansão do Season Pass, e certamente que na E3 ficaremos a conhecer a quarta e última expansão de Minecraft Dungeons.




