Developer: Infinity Games
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 21 de dezembro de 2022

O Natal passou e com ele os serviços de entregas de encomendas tiveram um trabalho bastante árduo para tudo funcionar bastante bem. Não sei propriamente se foi numa destas alturas que o pessoal da Infinity Games teve a ideia de criar Package Inc, mas a verdade é que o conceito do jogo é exactamente esse, entregar encomendas, tendo em conta que devemos perder o menor número de encomendas possíveis.

O jogo começou por ser lançado para dispositivos móveis, tendo chegado no dia 21 de dezembro de 2022 também para a Nintendo Switch. Não pensem que vão andar a acartar encomendas. Não. Isto não é o Uber Eats, nem vão fazer de “Sam” Porter Bridges como em Death Stranding. Imaginem mais serem os gestores de uma empresa, e colocarem-vos no meio de uma cidade onde existem entregas de vários produtos, e o vosso objectivo é levar os produtos a esses locais.

Tudo se processa a partir de um armazém principal que existe no meio da cidade, e a partir daí podem construir hubs que são outros pequenos armazéns para depositar encomendas e posteriormente as estações de recolha e depósito de encomendas. As estações podem estar ligadas entre si – o que é óptimo para não encher os hubs – mas por outro lado torna o fluxo de encomendas um pouco mais caótico de controlar. Existem vários tipos de estações, como bibliotecas, correios, fábricas, escolas, café, não interessa muito o que elas são, mas sim as suas cores, já que as encomendas com determinada cor terão de ser entregues numa estação com a mesma cor. Descansem, já que apenas existirão 4 tipos de encomendas de cada vez, logo 4 tipos de estações também.

Para perceberem como isto funciona, os armazéns têm até 8 ligações em simultâneo, sendo que essas ligações são feitas a hubs e aos hubs ligam as estações. Convém explicar que cada hub apenas pode receber 5 ligações, e as estações podem ter 3 ligações. Já as encomendas podem andar em todas essas ligações em ambos os sentidos.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Sabendo o básico e o intuito do jogo, é importante ter em mente que Package Inc usa um sistema de vários níveis. São 11 no total, onde o primeiro Package Inc. HQ funciona como uma espécie de tutorial, e os níveis seguintes correspondem a uma cidade importante do mundo, desde Paris, Nova Iorque, Londres, até chegarem a Banguecoque, o último nível.

Os primeiros três níveis do jogo encontram-se desbloqueados, já os seguintes teremos de desbloquear para os conseguir jogar. A maneira de os desbloquear é a partir de um sistema de estrelas, e cada nível que jogamos podemos ganhar até 3 estrelas, que representam respectivamente um dos três objectivos que cada nível apresenta. Conforme vão acumulando o número de estrelas vão desbloqueando os níveis seguintes.

Paga-nos o café hoje!

Como devem imaginar, as coisas não se processam tão facilmente como mencionado acima, senão não teria qualquer dificuldade, e bastaria construir hubs, estações, e tudo corria às mil-maravilhas. Até porque este é um daqueles jogos que é bastante desafiante, e se os primeiros 3 a 4 níveis até se fazem sem dificuldade, a partir daí já terão de ser rápidos e perspicazes para ter sucesso.

O primeiro obstáculo está, como sempre, no dinheiro. Embora comecem com algum dinheiro, este desaparece rapidamente ao construir as primeiras estruturas, e neste caso as primeiras estações; a maneira de voltar a adquirir dinheiro é passando os dias, onde recebem uma quantidade conforme o trabalho realizado, e neste caso, encomendas recebidas e recolhidas. No entanto, também sempre que uma encomenda é recolhida, recebemos uma pequena quantidade de dinheiro, e esse dinheiro irá servir para fazer novos hubs, novas estações, mas também para melhoramentos.

A razão pela qual serão necessários melhoramentos, é que a quantidade de encomendas vai aumentando progressivamente conforme avançamos nos dias, mas também aumenta bastante com o avançar dos níveis, e isso irá significar perder encomendas, quer por não termos espaço de armazenamento, como a velocidade de entregas não ser suficiente. Por esse motivo, todos os nossos edifícios – armazém, hubs e estações – vão ter dois tipos de melhorias disponíveis: aumento do armazenamento e aumento da velocidade de entrega. E esse aumento pode ser feito diversas vezes, de maneira a terem um fluxo bastante acentuado, mas também a conseguirem suportar o armazenamento de vários tipos de encomendas, sem as perderem.

Os primeiros melhoramentos de qualquer edifício até são bastante baratos, o problema é depois, porque começam a ser mais caros, e além disso, com o avançar dos níveis, começamos a aumentar bastante a quantidade de edifícios, tendo depois de estar de olho em tudo, ou seja, nos diversos hubs, no armazém, e nas inúmeras estações que teremos feito – começa tudo a tornar-se um caos quando diversos hubs começam a estar a abarrotar, diversas estações sem velocidade suficiente para receber várias encomendas. É nesse momento que nos vem sempre à cabeça a frase “devia ter tido mais cuidado a organizar os edifícios por toda a cidade”.

Algo que poderá ajudar, é a existência de alguns locais onde podemos colocar estações, e o dinheiro recebido multiplica por 2x, 3x, e por aí fora. No início não vão achar necessário colocar estações aí, mas nos níveis mais complicados, é o que vos levará a ter sempre dinheiro em caixa para conseguirem melhorar e construir edifícios.

Como é fácil perceber, se o dinheiro pode ser um problema, e a quantidade de encomendas que temos de despachar começa a aumentar exponencialmente, depois chega a cidade. No início todas elas são básicas, depois começam a ter muito mais coisas para nos dificultar os locais onde podemos colocar os nossos edifícios, sendo também um transtorno que aumenta o desafio para o jogador.

Antes de passarmos à parte da jogabilidade na Nintendo Switch, devo dizer que foi um dos jogos que me acompanhou nos últimos dias. Os tempos mortos foram sempre para tentar superar um novo nível, ou continuar a minha tentativa de fazer as 3 estrelas em alguns níveis que tinha deixado apenas com 2. É um daqueles jogos que recomendo para quem gosta de jogos desafiantes, e que precisam de usar um pouco a cabeça para o superar.

A sua jogabilidade é muito boa e simples, principalmente se jogado em modo portátil e usarem o touch screen da Nintendo Switch. Já jogado no modo dock, confesso que é um pouco mais estranho, até porque torna o jogo muito mais complicado de ser gerido, a maneira de apontar para mover as coisas não está propriamente fácil. Seja como for, para o jogo que é, certamente a grande maioria dos jogadores irá jogá-lo nos tempos mortos, e não será o principal jogo para estar a jogar enquanto se está relaxado no sofá. É um excelente jogo para viagens, para sacar da consola naqueles 10, 15m em que estamos à espera de algo ou de alguém.

Em termos gráficos, é simples e perfeito, e digo isto porque é mais um título da Infinity Games que oferece um jogo super agradável à vista, como fez com Traffix e Railways – Train Simulator. E que ao mesmo tempo, consegue ser super chamativo pelas suas cores vivas, e que quase nos obrigam a darmos atenção ao que se passa em todo o jogo. Oferece detalhes interessantes em alguns aspectos da cidade, mas sempre com o seu ar simples e brilhante.

Package Inc não é o jogo do ano, nem é isso que pretende, mas é um jogo super competente, divertido e desafiante, que merece ser jogado por todos aqueles que gostam de desafios, de colocar a massa cinzenta a trabalhar; e que assim têm algo para se divertir nos seus tempos mais mortos do dia. É um daqueles que não sairá da minha Nintendo Switch até completar as 3 estrelas em todos os níveis.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorOs lançamentos do mês de Janeiro de 2023
Próximo artigoOs jogos 5 estrelas para o Salão de Jogos em 2022
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-package-inc<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Bastante desafiante</li> <li style="text-align: justify;">Excelente jogabilidade em modo portátil</li> <li style="text-align: justify;">Graficamente apelativo</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Controlos no modo dock da Nintendo Switch</li> <li style="text-align: justify;">É um jogo curto</li> </ul>