Developer: SEGA, Sonic Team
Plataforma: PS5, Xbox Series X|S, PC, Nintendo Switch
Data de Lançamento: 25 de setembro de 2025

A última vez que tinha jogado um jogo de corridas do Sonic foi já há mais de seis anos, em 2019 com Sonic Team Racing. Um bom jogo, mas nada que o demarcasse do que já havia no mercado. Com Mario Kart à cabeça e Crash Team Racing Nitro-Fueled também em pista, o ouriço azul, que já é rápido por natureza, acabou por ser dedicado mais aos fãs da família Sonic, do que a entusiastas de jogos de corridas arcade. 

Aqui, o cenário muda de figura e de forma literal. Sonic Racing: CrossWorlds tem mecânicas únicas que o distingue de Mario Kart World, lançado este ano com a Nintendo Switch 2, fazendo com que sejam duas propostas diferentes, apesar de serem jogos de corridas de Kart. A Sonic Team conseguiu fazer um trabalho brilhante e confesso que nem eu, que sou fã assumido de Sonic, estava à espera de um jogo tão bom, divertido e altamente rápido.

O jogo assenta a sua jogabilidade em três mecânicas essenciais. A primeira é a fusão de mundos numa só corrida. Fazendo justiça ao nome CrossWorlds, este Sonic coloca-nos numa corrida de karts num primeiro momento, mas na segunda volta, de três que compõem uma corrida, há um salto para outro universo onde acontece uma de três coisas: ou continuamos com o nosso kart noutra dimensão, ou passamos a pilotar um avião se a pista nos levar para os céus ou ainda podemos conduzir uma espécie de hovercraft em mundos de lava ou água. No final da segunda volta, regressamos à dimensão inicial. 

Esta é uma das grandes novidades deste Sonic Racing: CrossWorlds. Num segundo estás num carro e no outro, num avião, elevando este género de corrida arcade para outro nível. Nem só neste meio se decide a corrida, porque a primeira e última volta têm muitos obstáculos que convém evitar, caso contrário perdem tempo. Têm portais que vos dão maior velocidade e impulso imediato e claro, uma data de atalhos, onde alguns podem ser mais difíceis de passar, mas que nos dão vantagem se conseguirmos cortar caminho em relação ao percurso “normal”.

Outro dos aspetos divertidos destas corridas são os tradicionais itens que dão à prova uma maior imprevisibilidade. Há turbos capazes de nos catapultar para a frente da corrida, tornados que mandam os adversários borda fora, bombas para enviar aos outros ou pesos propositadamente desenhados para esmagar qualquer um. Estes itens são, muitas vezes, a chave para o sucesso ou insucesso de cada corrida. 

Publicidade - Continue a ler a seguir

A terceira mecânica que o jogo utiliza e que é fundamental, é o uso de drift. Quando estamos a correr, é necessário deslizar o kart com arte e engenho para ir ganhando velocidade, ou não fosse este um jogo de karts. Mario e Crash já o fazem nos seus jogos e Sonic também não quis ficar para trás. Existe ainda um mini-jogo de arranque, no início da corrida, onde terão de estar com o ponteiro da velocidade no indicador verde, para sair da grelha de partida mais rápido que os adversários. A isto teremos de adicionar ainda os anéis que Sonic adora e que funcionam como ajuda para aumentar a nossa velocidade, perdendo-os sempre que se sai de pista ou se tem um deslize contra algum obstáculo. Também vamos poder fazer manobras aéreas que nos permitem ser mais rápidos em alguns momentos específicos, normalmente depois de saltos em rampas ou na troca de dimensões.

A sensação de velocidade depende muito da dificuldade que escolhem para jogar. A normal é aquela que recomendo para entrada, mas também a que fica a sensação que Sonic correria mais rápido fora do carro do que com ele. Há depois a Alta Velocidade que aumenta o ritmo da corrida e ainda coloca a IA mais difícil de bater. A Velocidade Sonic, a minha favorita, mas também a mais difícil das três que só recomendo usar depois de algumas horas a descobrir e a aperfeiçoar as mecânicas. Há ainda a maior dificuldade de todas, a Velocidade Super Sonic, mas que não explorei muito, até porque não dá para jogar online a este ritmo diabólico.

Para tentar ter sucesso em cada prova, apesar de ser dentro das pistas que a ação acontece, é fora delas que se começa logo a preparar a estratégia para vencer. Sim, podem considerar que existem táticas, ou pelo menos, algumas vantagens que podemos levar para a corrida. Passo a explicar. Quando escolhem um personagem, têm de ter em atenção as suas estatisticas e jogar de acordo com isso. Velocidade, Aceleração, Pilotagem, Potência e Turbo são fatores fundamentais para uma boa corrida. Depois de já termos escolhido o personagem é a vez de decidir qual o veículo e aqui podem optar pelo que vem predefinido para cada, ou então escolher outro. 

Paga-nos o café hoje!

Podem fazer misturas pouco óbvias para as estatísticas serem melhores, mas o que aconselho é a tentarem perceber qual é o vosso próprio estilo de pilotagem primeiro. Se gostam de velocidade constante, de ir mais devagar mas mais certinho e dentro da pista, se são mais mauzões e só querem criar problemas aos outros, enfim, a escolha é vossa. Depois disto, ainda podem levar para a prova os chamados add-ons, gadgets ou arquétipos, como quiserem chamar, que ativam em momentos muito específicos para nos dar vantagens. Podem escolher estar equipados com um boost nos arranques da grelha, dar mais probabilidade a determinado item quando agarramos as caixas surpresa, fazer com que a nossa barra de derrapagem, ou drift como mencionei antes, suba mais rapidamente, entre outras possibilidades.

Este tipo de customização faz com que existam centenas de combinações possíveis, mesmo quando nesta fase inicial ainda “só” existam 25 personagens, sabendo de antemão que estão previstas passar para o dobro com vários updates de passe de temporada. O Pac-Man, as Tartarugas Ninja ou o Mega Man, são só alguns exemplos. Além de Sonic, Knuckles, Tails, Amy, Big, Silver e mais uma data deles bem conhecidos da família Sonic/SEGA, até o Sponge Bob, o Joker de Persona e o Ichiban de Like a Dragon não faltaram à festa. É graças a estas escolhas todas que as corridas se tornam muito imprevisíveis e divertidíssimas neste Sonic Racing: CrossWorlds

Visualmente, o uso do Unreal Engine faz as delícias de qualquer um que jogue. Cada pista está bem desenhada com diversos pormenores e muita ação pelo meio, dando a sensação de ser tudo muito preenchido, mesmo que isso possa não parecer importante para quem só lá passa de kart. O contraste de cores é lindíssimo e é apelativo nas mais de 20 pistas disponíveis neste momento e nos 15 CrossWorlds. Alguns trazem-nos memórias nostálgicas de outros jogos de Sonic, ou não fosse a SEGA perita nisto, desde há uns anos.

Apesar disto há um problema que notei algumas vezes na PS5 normal, onde joguei. Quando há demasiada confusão no ecrã, as coisas ficam mais lentas com quebras de frames que podiam e deviam ter sido evitadas. Não foi nada que me estragasse a experiência, mas está lá como ponto negativo. Já que falo nos cenários e pistas tenho de dizer que a banda sonora é deliciosa e encaixa em cada momento como se estivesse a ser tocada em direto, naquele momento específico. Dei por mim a escrever esta análise enquanto ouvia a Jukebox do jogo, que está disponível nos extras. 

Nos modos de jogo, Sonic Racing: CrossWorlds divide-se em dois. A parte Offline e a Online. Na primeira, podem escolher até quatro jogadores para jogar em ecrã dividido e participar em vários tipos de corrida. Seja em contra-relógios para bater os tempos das pistas; no Parque de Corrida, a jogar em equipa num desafio à escolha ou no Grand Prix, o modo principal, onde um conjunto de corridas vai dando pontos para ver quem é o vencedor no final. Existem 10 grandes troféus, mas têm de ir vencendo para desbloquear novos campeonatos.

Online, podem jogar com amigos em salas mais privadas ou então ir para partidas mundiais com jogadores de todo o mundo. Quanto mais jogamos, mais vamos subindo no nível e grau de classificação e até há uma data de recompensas para ir desbloqueando em eventos especiais. Consegui participar num em que o objetivo era coletar o maior número de anéis e fazer truques aéreos em barda. E claro, ganhar de preferência. Espero que haja muito mais deste tipo de variedade ao longo das próximas semanas, meses e anos, porque é isto que vai ditar se Sonic Racing: CrossWorlds terá, sucesso a longo prazo ou não.

É impossível saber como é que o jogo estará daqui a um ano, mas parece-me, que pelo menos neste primeiro ano está aí para as curvas com conteúdo para oferecer aos jogadores no imediato e isso é o que para já me interessa e posso analisar. Achei os servidores fantásticos, tive sempre gente com quem jogar e posso dizer que me diverti imenso, mesmo quando perdi em cima da linha de meta numa corrida que pensava que estava no papo. Foi para aprender.

Sonic Racing: CrossWorlds é um jogo obrigatório para quem gosta deste género de corridas de kart. Inova com mecânicas únicas como é o caso da mudança de cenários e veículos a meio das corridas, tornando cada uma delas imprevisível, espetacular e divertida. Com a velocidade certa, a Sonic Team faz a curva certa para se desviar e ser diferente do que já existe no mercado. Com cenários e pistas deslumbrantes, o jogo tem aquele efeito de nos viciar e fazer-nos dizer “é só mais uma”. E depois dessa, repetir a frase outra vez, e outra vez.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorPrime Gaming revela lista de jogos gratuitos para outubro
Próximo artigoFarthest Frontier recebe versão 1.0 a 23 de outubro
Élio Salsinha
Aprendeu a jogar ao Pedra, Papel, Tesoura com o Alex Kidd e a contar até 100 com o Sonic. Substituiu a Liga da Malásia pela Liga Portuguesa no Fifa 98 e percebeu que havia jogos melhores que filmes com o Metal Gear Solid.
analise-sonic-racing-crossworlds<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Inova o género com os CrossWorlds</li> <li style="text-align: justify;">Corridas divertidas, viciantes e imprevisíveis</li> <li style="text-align: justify;">Pistas lindissimas e repletas de surpresas</li> <li style="text-align: justify;">Variabilidade e imprevisibilidade de cada corrida</li> <li style="text-align: justify;">Banda Sonora</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Quebras de frames quando existe muita confusão na imagem</li> <li style="text-align: justify;">Podia ter mais modos de jogo</li> </ul>