Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 20 de Outubro de 2023

Quando falamos de Super Mario, a diversão é o primeiro termo que nos vem à mente. Contudo, ao explorarmos a franquia completa, somos transportados para um mundo de adjetivos diversos, como competência, sucesso, inovação e criatividade, entre outros. A verdade é que a Nintendo consegue oferecer algo único e diferente com cada novo título da série.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Poderíamos até dividir a franquia em duas vertentes, se nos focarmos apenas nos jogos de plataformas, já que se considerássemos todas as facetas nas quais Mario e seus amigos estão presentes, estaríamos aqui indefinidamente. Assim, Super Mario pode ser categorizado em jogos 2D, os mais clássicos, e em jogos 3D, que proporcionam uma experiência diferente. As preferências dos jogadores dividem-se: alguns preferem a abordagem nostálgica e clássica dos jogos 2D, enquanto outros se inclinam para os jogos 3D, com seus mundos abertos, exploração, quebra-cabeças e uma jogabilidade inovadora.

A Nintendo, mais uma vez, presenteou-nos com uma experiência em 2D, mas desta vez superou todas as expectativas. Poderia facilmente afirmar que Super Mario Bros. Wonder é um dos melhores jogos de plataformas 2D que já joguei. É fascinante notar como a expressão “um dos melhores jogos de plataformas que já joguei” surge a cada lançamento da franquia, e este título não é exceção. Super Mario Bros. Wonder é, sem dúvida, uma pérola do mundo dos jogos. Embora mantenha os pilares fundamentais de sucesso da série, consegue inovar de maneira extraordinária. Este jogo é uma verdadeira expansão do universo Mario, situando-se num novo local: o Flower Kingdom. Aqui, somos presenteados com novos Power-Ups, inimigos inéditos e uma variedade de outras surpresas que tornam a experiência simplesmente maravilhosa.

A história segue o enredo clássico dos jogos 2D de Mario, com Bowser a assumir o papel de vilão. No entanto, desta vez, ele tem um plano mais audaz em mente. Tudo começa quando o príncipe Florian convida Mario e seus amigos para uma festa em seu reino, o Flower Kingdom. Infelizmente, Bowser decide estragar a celebração ao aparecer com seu exército e apoderar-se de uma Wonder Seed (semente fenomenal). Esta semente tem inúmeros poderes, todos eles bastantes aleatórios, o que faz com ele se funda com o castelo do príncipe Florian, transformando-o numa fortaleza flutuante e que altera completamente a paisagem dos locais por onde passa.

A aventura começa a partir deste ponto, com Mario e seus amigos a partirem numa jornada para enfrentar Bowser e o seu exército para restaurar Flower Kingdom à sua forma original. Para alcançar esse objetivo, eles precisam apanhar várias Wonder Seed que os ajudarão a progredir por todo o reino. Até aqui, a história pode parecer um típico enredo do Super Mario, mas as semelhanças terminam quando exploramos os diversos níveis do jogo. Embora as bases sejam familiares para os fãs da série, o jogo introduz uma variedade incrível de novidades que o tornam único e diferente de qualquer outro título Mario.

As Wonder Seed desempenham um papel crucial no jogo, oferecendo situações totalmente inesperadas aos jogadores. Sem revelar spoilers, mencionarei apenas alguns exemplos divulgados pela Nintendo anteriormente: os níveis podem sofrer transformações drásticas, incluindo mudanças de perspectiva, movimentação de canos e outros objetos, o aparecimento e desaparecimento de estruturas, entre muitas outras coisas. No entanto, as surpresas não param por aí; os personagens selecionáveis também podem passar por transformações, algumas das quais são verdadeiramente surpreendentes, alterando completamente a dinâmica de jogo. É fascinante observar como o caos muitas vezes reina, mas ao mesmo tempo, é incrivelmente divertido.

Experimentar essas surpresas em primeira mão é uma experiência incrível. Estou praticamente certo de que, quando pegarem no jogo, ficarão tão surpreendidos quanto eu. É aqui que os jogos da Nintendo costumam destacar-se em relação aos de outras empresas, sendo capazes de inovar e oferecer novas experiências que ninguém espera. Isso requer uma imaginação incrivelmente fértil e a habilidade de passar essas ideias do papel para a ecrã.

Outra novidade do jogo são os Badges (insígnias), que proporcionam algo totalmente diferente do que estamos acostumados nos jogos do Mario. Enquanto nos jogos anteriores as personagens tinham algumas pequenas diferenças entre si, como Luigi a ser pouco mais rápido ou Peach a ser capaz de flutuar com seu guarda-chuva, neste jogo, as personagens são todas iguais em termos de jogabilidade. Possivelmente por essa razão, a Nintendo decidiu introduzir os Badges, que transformam completamente a dinâmica do jogo. É possível equipar Badges à escolha por nível, concedendo habilidades únicas à personagem, como saltar mais alto, criar blocos, atrair moedas, aderir a superfícies, flutuar, entre várias outras habilidades.

Paga-nos o café hoje!

É possível equipar um badge por nível, e alguns deles até ajudam a encontrar itens importantes. Isso leva-nos várias vezes a jogar os níveis mais do que uma vez, experimentando diferentes Bagdes para garantir que exploramos o nível completamente. No total, existem 24 Badges divididos em três categorias: Badges de Ação, Badges de Poder e Badges Avançados. Para obtê-los, precisarão completar alguns dos níveis especiais do jogo, conhecidos como “Desafios de Insígnia”, e também comprá-los em várias lojas espalhadas pelo mapa, as Lojas do Poplin.

Em relação às personagens jogáveis, vale a pena voltar a mencionar que todos partilham a mesma jogabilidade. Temos Mario, Luigi, Princesa Peach, Princesa Daisy, Toad amarelo, Toad azul e Toadette. Além disso, temos ainda Yoshi, Yoshi vermelho, Yoshi amarelo e Yoshi azul-claro, destinados a jogadores que procuram uma experiência menos desafiadora, já que são imunes a danos, têm saltos flutuantes e a capacidade de engolir e cuspir itens. Por fim, há também o Coelharápio, também para jogadores que preferem uma experiência mais relaxada, pois é imune a danos e também não pode usar itens de transformação.

Quanto aos Power-Ups, há algumas adições interessantes. Além dos clássicos supercogumelo, flor de fogo e superestrela, há três novos Power-Ups em Super Mario Bros. Wonder: a maçã elegante, a flor de bolha e o cogumelo broca. A maçã elegante transforma as personagens em elefantes em pé, permitindo que quebrem blocos, arremessem inimigos e até armazenem água em suas trombas para uso posterior. A flor de bolha permite criar bolhas flutuantes que podem prender inimigos ou servir como plataformas temporárias para saltar. Por fim, o cogumelo broca permite a camuflagem das personagens no solo, podendo mover-se dentro dele sem serem detectados pelos inimigos. Além disso, é possível usar a cabeça para atacar os inimigos e derrotá-los.

Relativamente às áreas para explorar, o jogo apresenta 7 biomas distintos, cada um com vários níveis. Alguns desses níveis precisam ser jogados em sequência, mas a maioria pode ser escolhida livremente pelos jogadores, sem restrições. A única restrição que encontramos é que alguns estão bloqueados, e é necessária uma determinada quantidade de Wonder Seeds para os desbloquearmos. Quanto às áreas, aí existe uma ordem definida. No entanto, os níveis são incrivelmente variados, tanto individualmente, como entre as áreas. A diversidade é uma característica marcante de Super Mario Bros. Wonder, garantindo que os jogadores nunca se sintam entediados devido à falta de variedade, já que o jogo oferece uma experiência tão diferenciada que é pura diversão do início ao fim.

Existem ainda umas surpresas como encontrar-mos o Captain Toad ou um local secreto para explorarem com níveis bastante desafiantes, mas isso fica para vocês descobrirem.

Não posso deixar de mencionar o modo cooperativo local que suporta até 4 jogadores, e que foi significativamente melhorado. Antes, a confusão resultante da cooperação/competição simultânea de 4 jogadores tornava-se excessiva para muitos. Agora, a Nintendo optou por um modo cooperativo exclusivo, incentivando os jogadores a ajudarem-se mutuamente para alcançar os objetivos de cada nível. Isso para as crianças é algo incrível, porque conseguem sentir o apoio dos pais ou dos irmãos quando estão a jogar.

Quanto às crianças, é impossível não notar o quão maravilhoso Super Mario Bros. Wonder é para elas. Para os mais velhos, o jogo é “maravilhoso”, mas para as crianças, é simplesmente brilhante. Ver os seus rostos sempre iluminados com sorrisos a cada novidade, a cada novo nível e a cada transformação causada por uma Wonder Seed é algo encantador. Este jogo é verdadeiramente para toda a família, mas é especialmente gratificante para os mais pequenos, enchendo-os de alegria a cada momento. Esse é um aspecto que merece destaque.

Além disso, foi introduzido um modo online completamente novo que permite uma colaboração bastante única entre jogadores. É possível ver outros jogadores a jogar no mesmo local que nós, mas em forma de silhueta, transparentes o suficiente para não interferir nas nossas ações. Nesse modo, os jogadores podem cooperar, ajudando uns aos outros a reviver caso alguém morra, enviando itens e fazendo gestos de apoio, assim como é possível deixar uma espécie de cartazes com as nossas personagens que servem para reaparecermos quando morremos.

Ainda no modo online, para manter a competição que muitos jogadores apreciam, é possível criar salas com amigos, onde podem jogar vendo apenas as silhuetas uns dos outros. Além disso, existem desafios de corrida para competir e ver quem consegue terminar num determinado nível primeiro. Esta adição ao jogo oferece uma experiência multiplayer rica e envolvente para os jogadores, seja trabalhando em conjunto para superar desafios ou competindo de forma amigável para alcançar a vitória.

Em relação aos gráficos, Super Mario Bros. Wonder está incrível. Os cenários são deslumbrantes, repletos de pequenos detalhes encantadores. Os biomas diversificados e sempre cheios de cores e desafios também ajudam a encantar o nosso olhar. As animações dos personagens são excepcionais, com expressões e movimentos tão bem elaborados que frequentemente nos impressionamos quando as vemos pela primeira vez. Quanto à parte sonora, o jogo também brilha, com uma banda sonora bem ao estilo de Mario, como a Nintendo já nos habitou e os habituais efeitos sonoros que complementam perfeitamente a experiência de jogo.

Não posso deixar de mencionar a localização do jogo. Normalmente, costumo criticar a Nintendo por muitos dos seus jogos não estarem disponíveis em português de Portugal, mas desta vez, o jogo está totalmente localizado em português de Portugal. Os menus estão em português, e até mesmo as vozes das plantas que encontramos pelo cenário interagem connosco também em português de Portugal. Espero sinceramente que esta seja uma tendência que a Nintendo venha a manter em futuros lançamentos.

Super Mario Bros. Wonder não é apenas recomendado; é um jogo essencial para qualquer portador de uma Nintendo Switch. Oferece uma experiência revitalizante, brilhante e maravilhosa que todos os fãs de Mario, sem dúvida, vão adorar. Para mim, foi uma surpresa muito agradável, e destaca-se como um dos melhores jogos do ano. A competição pelo Game of the Year (GOTY) será intensa, e Super Mario Bros. Wonder tem todos os méritos para estar na corrida!

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorAnálise: Cocoon
Próximo artigoPsycho Mantis: O melhor Boss de Metal Gear Solid
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-super-mario-bros-wonder<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Divertido e surpreendente</li> <li style="text-align: justify;">Jogabilidade incrível</li> <li style="text-align: justify;">Graficamente muito apelativo e bonito</li> </ul>