Developer: We’re Five Games, tinyBuild
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 1 de Abril de 2021

Há publishers cuja relevância não se mede pela quantidade de jogos de grande orçamento que lançam, mas pela importância que têm no mercado dos indies. Se pensarmos bem, é nestes criadores independentes que germinam as ideias mais originais e arriscadas, e um dos últimos refúgios onde ainda podemos encontrar a liberdade criativa que nos fez apaixonar pelos videojogos.

É o caso da tinyBuild, que tem permitido a vários estúdios que materializem as suas visões, e o último caso é o Totally Reliable Delivery Service, que foi desenvolvido pelo estúdio We’re Five Games, e lançado em Abril do ano passado, na Switch. Chega agora ao PC, depois de algum sucesso, como um dos mais interessantes indies do ano transacto.

A proposta é simples, mas encontra a sua complexidade nas tarefas. Em Totally Reliable Delivery Service, ficaremos responsáveis por entregar encomendas. Parece fácil? Talvez apenas em teoria, porque depois na prática tudo se revela mais complicado.

O processo é bastante trivial e resume-se a levar determinada encomenda de ponto A ao ponto B, utilizando diversos veículos que teremos à nossa disposição, como carros, carrinhas, empilhadoras e até helicópteros. A dificuldade está na própria física do jogo e na sua jogabilidade, que parece conspirar contra nós, tornando tudo mais desastrado e cómico.

Para deixar tudo ainda mais caótico, será possível jogar em multiplayer, online ou local, com mais três amigos, para que possam competir entre si. Como devem calcular, é a melhor forma de jogar o jogo, já que as gargalhadas são frequentes, especialmente em ecrã dividido.

Paga-nos o café hoje!

 Claro que um bom estafeta não se limita a entregar a encomenda, e em Totally Reliable Delivery Service teremos de entregá-la não só num estado minimamente razoável, como no também no menor tempo possível. Tanto assim é, que existe um sistema de troféu para recompensar cada entrega, que se reparte em ouro, prata e bronze. Nesse sentido, os mais zelosos levarão vantagem, o que é um desafio, tendo em conta que a jogabilidade leva os simpáticos bonecos a mostrarem que as suas qualidades, na verdade, são ao nível da descoordenação motora.

Sim, não é um jogo a pensar na elegância, porque a atrapalhação é inevitável. Seja na condução dos veículos, no movimento dos bonecos, ou simplesmente na interacção com os objectos, tudo parecerá desajeitado. Escusado será dizer que toda esta dinâmica, se acontecer numa disputa com amigos, as gargalhadas são garantidas.

É um jogo que embora tenha a sua competitividade, não é para levar a sério, e deverá ser encarado com descontracção. Porque se o objectivo for a perfeição, mais facilmente perderão a vossa sanidade mental, tal é a frustração. O segredo, no fundo, é rir, tanto com a nossa desgraça, como com a desgraça alheia, porque acreditem, ela será constante.

Sendo essencialmente um sandbox, visto que é um mundo aberto dividido por ilhas, o seu aspecto gráfico não é propriamente deslumbrante. A sua simplicidade é similar a outros jogos do género, e tenta principalmente ser prático – embora tenha sido melhorado relativamente à versão anterior. Ainda assim, não esperem nada muito elaborado graficamente, que é exactamente como a parte sonora, que quase nem damos por ela.

Totally Reliable Delivery Service é ideal para juntar um grupo de amigos e passar um serão de sexta-feira após uma longa semana de trabalho. Se existe uma mensagem que tenta passar – e não há sequer razão para reflectirmos se existe alguma – é que a graciosidade é absolutamente sobrevalorizada.

Deixa um comentário