Developer: MasterCode, Ultimate Games
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 25 de Agosto de 2022
É curioso como a pesca sempre fez sucesso nos videojogos. Seja como acessório em alguns RPG’s, ou mesmo em simuladores desenhados especificamente para esta modalidade, a verdade é que continua a ser objecto de vários novos títulos. Como tal, Ultimate Fishing Simulator 2 chegou finalmente aos jogadores, deixando os fãs do seu antecessor com uma enorme expectativa. Depois do êxito do primeiro jogo, era inevitável uma sequela, e ei-la, proporcionando uma clara evolução, e a continuação de uma série que se pretende estabelecer no mercado.
Desenvolvido pelo estúdio MasterCode e distribuído pela publisher Ultimate Games, este simulador de pesca promete ser tudo o que desejávamos tanto numa perspectiva singleplayer e mais virada para o lazer, ou, para quem preferir, um multiplayer com alguma oferta competitiva. Está disponível no PC, fazendo um uso total do teclado e rato, mas também é possível jogar com um gamepad, sendo igualmente eficaz, até porque será lançado para as consolas num futuro próximo – incluindo uma edição VR. É um título que tanto tenta apelar aos mais experientes na franquia, mas abre igualmente o caminho para que os novatos se sintam bem-recebidos.
Mesmo para quem nada compreende de pesca, vai ter aqui uma boa forma de aprender sobre o básico, seja sobre o material necessário, ou mesmo relativamente às técnicas. Pode parecer algo que está ao alcance de todos – e na verdade está – mas há muitas coisas que temos de saber antes de nos iniciarmos nesta ocupação. Ultimate Fishing Simulator 2 tem esse cuidado, e o tutorial vai precisamente nesse sentido, ensinando ao pormenor cada um desses passos. E tratando-se de um simulador, tenta sempre oferecer um extraordinário realismo na sensação daquilo que está a tentar replicar.
Mas quem quer um estímulo não se preocupe, porque o jogo nem sempre vos dará a mão. Existe o modo mais básico que vos vai guiando por todas as operações e patamares, mas também um modo realista, que desactiva praticamente todas as ajudas. Aqui, estão entregues ao vosso entendimento sobre o meio, o que traz uma dificuldade acrescida. Será provavelmente o modo preferido dos mais veteranos, já que foi pensado a saltar a parte da aprendizagem e não aborrecer quem já está bem instruído no fundamental. Essa flexibilidade foi pensada e executada na perfeição, proporcionando opções consoante o grau de conhecimento e experiência.
Para quem olha de fora, pode pensar que pescar é uma actividade relativamente simples, mas Ultimate Fishing Simulator 2 está aqui para descontruir isso. Temos uma enorme diversidade de equipamento, a começar pela qualidade do engodo, mas também os anzois, canas-de-pesca, linhas, pesos, enfim, tudo o que possam imaginar. Todo este equipamento é mais eficaz conforme o tipo de peixe que pretendemos apanhar, o que coloca tudo em perspectiva quando sabemos que temos mais de 60 espécies de peixe, divididos por água doce ou salgada.
Cada um destes peixes têm características muito particulares que convém saber de maneira a facilitar a sua captura. Isto é mesmo fundamental, dado que certos elementos da skill tree vão sendo desbloqueados mediante certos objectivos durante o momento da pesca. Significa por isso que a pontuação será influenciada por certos factores, como se o devolveremos – ou não – à água caso sejam demasiado pequenos, ou como nos portaremos depois no processo de venda.
A jogabilidade propriamente dita passa por um conjunto de técnicas que teremos de aprender a dominar, e há que dizer que foram muito bem replicadas. Temos vários estilos diferentes de pesca – na terra e não só – que proporcionam desafios e dificuldades bastante variadas. Por esse motivo, nunca sentimos que estamos a repetir exageradamente a mesma coisa, principalmente porque os locais vão sendo diferentes, e seremos levados até à Alemanha, Rússia, Tailândia, Estados Unidos, e muito mais.
Graficamente está muito sólido, especialmente quando pensamos que se trata de um simulador. A importância da paisagem para quem gosta de pescar não foi esquecida, e houve um certo capricho para que a atmosfera fosse apelativa para o jogador, com destaque para os reflexos na água, que estão fantásticos. O mesmo acontece com a parte sonora, com efeitos de som que nos deixam tranquilos enquanto jogamos, imitando uma ambientação de natureza muito próxima da realidade.
Ultimate Fishing Simulator 2 é um jogo relaxante e ideal para passar o tempo, em particular para quem se interessa por esta prática. É uma franquia que vai ganhando importância no género dos simuladores e do desporto, e vê neste título um passo fundamental para o seu crescimento.