Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 21 de julho de 2023

Estávamos em 2001 quando o primeiro jogo de Pikmin foi lançado – mais uma criação do genial Shigeru Miyamoto. Foi um jogo completamente inovador, com ideias totalmente novas, e rapidamente conquistou a maioria dos fãs da Nintendo. Sejamos honestos, Miyamoto tem o talento de criar sucessos instantâneos a cada jogo em que se envolve, desde Super Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong, entre tantos outros, todos eles grandes sucessos.

Embora a Nintendo Switch tenha recebido Pikmin 3 Deluxe em outubro de 2020 uma versão aprimorada de Pikmin 3 para o Wii U, Pikmin 4 é o primeiro jogo totalmente novo da franquia para o consola da Nintendo. E pelo que já tive a oportunidade de jogar, posso garantir que oferece a maioria das coisas que Pikmin 3 trouxe, mas traz ainda mais, além de ser extremamente divertido.

Neste novo jogo, o jogador não assume o papel de nenhum dos protagonistas dos jogos anteriores, mas sim de um membro da nova equipa de oficiais da Brigada de Resgate. A nossa aventura começa quando recebemos um pedido de resgate de uma equipa altamente experiente da Brigada de Resgate, que havia ido tentar resgatar o famoso Capitão Olimar. Ao receber esse pedido de socorro, o nosso novo herói embarca numa aventura para salvar os seus companheiros. Uma das novidades do jogo é a possibilidade de personalizar o protagonista, e podem escolher o tipo de cara, cabelo, olhos, corpo e até a cor do vosso fato.

É ao chegar ao planeta que começa a nossa aventura, onde teremos a nossa principal missão de resgatar toda a equipa da Brigada, mas não só. Primeiro porque os elementos estão separados e depois porque a sua nave também está com diversos problemas. Logo teremos de adquirir diversos itens para colocar a nave a funcionar a 100%.

Publicidade - Continue a ler a seguir

A aventura começa assim que chegamos ao planeta, onde teremos a missão principal de resgatar toda a equipa da Brigada, mas não só. Primeiro, porque os membros estão separados e, de seguida, porque a nave deles também está com vários problemas. Portanto, também será necessário adquirir vários itens para arranjar a nave e deixá-la em perfeitas condições.

Paga-nos o café hoje!

Mais uma vez, como é típico nos jogos em 3D da série Pikmin, teremos que explorar diversas áreas, enfrentar perigos e, é claro, contar com vários Pikmin para nos ajudarem a superar todos os desafios que aparecem no nosso caminho. Além disso, teremos uma nova ajuda: o Otchin, um companheiro de quatro patas que nos auxiliará em várias tarefas. Ele pode farejar itens úteis, transportar-nos e aos Pikmin nas suas costas, entre outras coisas. Muitos dos recursos necessários durante a aventura terão que ser adquiridos através da exploração cuidadosa do ambiente, e esses recursos irão permitir-nos fazer construções assim como aprender certas habilidades.

Além das áreas da superfície para explorar, agora teremos também cavernas, repletas de perigos e tesouros tentadores. O que achei particularmente notável ao longo do jogo foi a habilidade da Nintendo de preservar a essência dos jogos anteriores, ao mesmo tempo, que introduz diversas melhorias que tornam a experiência desafiadora, divertida e atualizada. Adicionalmente às missões principais, haverá também missões secundárias opcionais, que nos proporcionam novas atividades nas várias áreas do jogo.

Teremos à nossa disposição uma variedade de Pikmin, como os Pikmin vermelhos (resistentes ao fogo), os azuis (capazes de nadar), os amarelos (capazes de conduzir eletricidade) e muito mais. Além dos Pikmin familiares, também serão introduzidos novos tipos, como os Pikmin azuis claros, que possuem habilidades de gelo. Existem outros, e novos tipos de Pikmin, mas deixaremos para a nossa análise detalhada.

A jogabilidade é simples e descomplicada, facilitando o controlo do nosso personagem, dos Pikmin e também do Otchin. Os menus rápidos foram projetados de forma intuitiva, permitindo comandar ações e aceder a informações com facilidade.

A parte gráfica do jogo certamente surpreenderá os jogadores, pois está visualmente deslumbrante. A atenção aos detalhes é evidente, especialmente ao atravessar áreas aquáticas, onde os efeitos da água e os reflexos são impressionantes. Os cenários são extremamente realistas, elevando ainda mais a qualidade do jogo.

Pikmin 4, com base na minha experiência até o momento, é incrível. É um jogo envolvente que prende a nossa atenção, sendo difícil não estar sempre a jogá-lo. Estando constantemente a procurar novidades, seja o encontrar de novos Pikmin, melhorias e novas áreas para explorar. Até agora, tem sido uma experiência completa, mostrando que esta franquia ainda tem muito a oferecer. Mais detalhes sobre o jogo na nossa análise.

Artigo anteriorAntevisão: Shadow Gambit The Cursed Crew
Próximo artigoSistemas Táticos do FIFA 23: O Barcelona de Xavi Hernández
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.