A Sony mostrou as primeira imagens do novo comando da PlayStation 5, o DualSense. O novo comando tem como principal objetivo cativar os nossos sentidos à medida que interagimos como os jogos.
Os recursos do DualSense, juntamente com o Tempest 3D AudioTech da PlayStation 5 vão trazer uma nova imersão aos jogadores. No Playstation Blog pode ler-se que a Sony decidiu manter intacto o que os jogadores adoram no DualShock 4 e ainda adicionaram novas funcionalidades e mudaram o design.
Não é ao acaso que o nome do comando da PS5 se chama DualSense, houve uma ideia de dar aos jogadores essa nova experiência que até agora ainda não tinha sido muito bem aproveitada e com isto a PlayStation ofereceu aos criadores de jogos a capacidade de explorar e como é que eles podem aumentar esse sentimento de imersão com o novo comando.
O “haptic feedback” adiciona uma variedade de sensações poderosas que se sentem quando se toca em alguma coisa, como um carro a andar devagar ou um carro na lama. Também incorporaram gatilhos adaptáveis nos botões L2 e R2 do DualSense para que se possa sentir a tensão das nossas ações, por exemplo quando se desenha um arco para disparar uma flecha.
O ângulo dos gatilhos das mãos foi alterado ligeiramente e também há alguns ajustes subtis no punho. Os elementos da PlayStation 5 tiveram em consideração as maneiras de manter uma longa duração da bateria recarregável do DualSense e diminuir o peso o máximo possível, à medida que adicionavam os novos recursos.
Nos botões saiu o “Share” como há no DualShock 4, mas haverá o “Create“. Com o Create pretende-se que haja novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay para partilhar com o mundo ou apenas para se divertir.
O DualSense também adiciona um conjunto de microfones embutidos, que permitirá aos jogadores conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvido, mas é óbvio que o método atual também se mantém com a possível ligação de uns auscultadores ao novo comando da PlayStation 5.