A Victura e a Highwire Games anunciaram hoje que o seu próximo first-person shooter militar tático, Six Days in Fallujah, contará com uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Highwire Games chamada “Procedural Architecture“, que remodela todo o campo de batalha de cada vez que o jogo é jogado, renderizando edifícios inteiros e blocos da cidade processualmente.

Six Days in Fallujah recria histórias verdadeiras da Segunda Batalha de Fallujah em 2004, com a ajuda de mais de 100 fuzileiros navais, soldados e civis iraquianos que estiveram presentes durante a batalha. O lançamento do jogo está programado para o PC e consolas no final de 2021.

As histórias de Six Days in Fallujah são contadas através do gameplay e imagens documentais com dezenas de membros do serviço e mais de 26 civis iraquianos com diversas experiências e perspetivas sobre a batalha. Estas testemunhas falam diretamente com os jogadores através de vídeo e áudio, e os jogadores resolvem desafios reais da batalha durante o gameplay.

Estas histórias inspiraram a equipa de desenvolvimento a explorar novas maneiras de tornar os shooters militares táticos mais parecidos com o combate real.

Publicidade - Continue a ler a seguir

“Os fuzileiros navais disseram-nos que nunca sabiam o que os esperava atrás da porta”, diz o diretor criativo de Six Days in Fallujah, Jaime Griesemer. “Mas, nos videojogos, jogamos os mesmos mapas indefinidamente. O simples fato de saber o layout de um edifício com antecedência faz com que um combate de um videojogo seja muito diferente de um combate real.”

“Memorizar mapas é falso. É tão simples quanto isso”, diz o sargento Adam Banotai, que liderou um esquadrão de fuzileiros navais de bloco em bloco, em Fallujah. “Entrar num prédio ou bairro desconhecido é assustador. Não tens ideia do que poderá acontecer, e esta é uma das razões para termos tido tantas baixas.”

Para simular a incerteza e o perigo do combate urbano, a Highwire Games e a Victura investiram mais de três anos na construção de tecnologias que permitem que um motor de jogo moderno renderize cada cómodo de cada edifício de uma maneira processual, juntamente com IA dinâmica e sistemas de som necessários para dar suporte aos ambientes de jogo que não se mantêm estáticos.

Em Six Days in Fallujah, cada mapa é um novo mapa, pelo que os jogadores nunca sabem o que esperar. Embora os objetivos e eventos da missão sejam consistentes com as histórias verdadeiras, cada cenário torna-se uma experiência única de cada vez que os jogadores recomeçam, garantindo que nenhum jogo é jogado da mesma maneira duas vezes.

“Com Procedural Architecture, até mesmo o designer do jogo não sabe o que vai acontecer em Six Days in Fallujah,” revela o CEO da Victura, Peter Tamte. “E a melhor maneira de superar esta incerteza é empregando táticas militares reais, assim como farias se estivesses realmente lá.”

Six Days in Fallujah será lançado no PC e consolas em 2021

Artigo anteriorAnálise: Monster Hunter Rise
Próximo artigoThe Proving Grounds é o novo Strike de Destiny 2
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.