Em 1994, a recém-lançada franquia FIFA usou o peso do seu marketing para tirar o Sensible World of Soccer, o jogo europeu mais influente de todos os tempos (Stanford University 2006), fora da lista de jogos mundiais de futebol.
Jon Hare, o famoso designer britânico da franquia Sensible Soccer, é uma pessoa que guarda ressentimentos e está de volta, e procura a sua vingança, com o Sociable Soccer 24.
“Hoje, enquanto a EA Sports FC e as empresas do gênero acabam criando as crianças como apostadores ao empurrar seus jogos de simulação a preços exorbitantes, impulsionados por propaganda, cheios de presentes aleatórios e armadilhas de todos os tipos para pegar seu dinheiro, o nosso jogo é o único no mundo que oferece futebol ao estilo arcade, tem diversão de sobra, custa a metade do preço e ainda conta com 13 mil FIFPRO licenciados, jogadores de futebol de verdade para desbloquear de graça.” Disse Hare. “… e quem comprou o Sociable Soccer no Acesso Antecipado do Steam hà muitos anos atrás receberá o jogo completo de graça também.”
E acrescenta: “Não tem como competir com esses patifes das corporações e seu braço de ferro com marketing de 200 milhões de dólares, ou com os gráficos que são quase realistas até os jogadores se mexerem. Mas a gente pode ganhar no valor monetário e jogabilidade”.
Foi lançado um novo trailer de jogabilidade do jogo, que podem ver abaixo:
“Não sou de me gabar”, brincou Hare com um brilho nos olhos, “Mas eu tive o melhor jogo de futebol em cada uma das quatro décadas, então torço para que seja uma questão de tempo até a nossa série Sociable Soccer chegar ao topo de novo. Ela já fez sucesso e nos fez ganhar muito dinheiro, mas isso não basta para mim. Mais do que tudo, eu gostaria de ficar no topo dos jogos outra vez, pela última vez, me gabar de que me saí melhor do que o FIFA e finalmente acertar as contas com a EA.”
Sociable Soccer 24 será lançado no Steam a 16 de novembro de 2023, por 29.99€. As versões para Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X|S serão lançadas posteriormente.