Developer:  Ultimate Games, Rejected Games
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC, Nintendo Switch
Data de Lançamento:11 de janeiro de 2024

Dois anos depois, aqui estou eu de regresso a Mr. Prepper. O jogo não me deixou grandes saudades, mas ocasionalmente lembrava-me dele pelo seu conceito e proposta que oferece. O jogo é um survivor, que tem como objetivo fugir de uma zona onde o governo controla tudo e não existe liberdade. Pior que isso, há uma ameaça nuclear iminente, o que faz com que nos tenhamos que preparar, em segredo, para dar de fuga, antes que tudo vá pelo ar.

Análise: Mr. Prepper (Xbox One e PlayStation 4)

O propósito de ter voltado ao jogo é o novo Animal Farm DLC que já tinha saído para PC o ano passado e foi chegando às consolas este ano. Primeiro na versão Xbox, na qual joguei, depois foi lançado na PlayStation e mais recentemente ficou disponível na Nintendo Switch. Como o próprio nome indica, esta expansão tem como tema central uma quinta de animais que se situa na região de Murricaville, onde o nosso personagem principal, o próprio Mr. Prepper, terá algumas missões e tarefas para fazer.

Análise: Mr. Prepper (Nintendo Switch)

 

Publicidade - Continue a ler a seguir

Para ter acesso ao DLC, não vão esperar muito tempo. Logo após as primeiras tarefas, recebem uma carta que permite ir até à tal região para começar a colocar mãos à obra nesta nova zona. Entre arranjar cercas, fazer criação de animais, ir à pesca ou adotar um cão para ter em casa, o que não falta são conteúdos novos relacionados com a vida na quinta e outros bastante surpreendentes, como por exemplo ser raptado por aliens

Não podendo perder o propósito do jogo, é importante fazer tudo aquilo que já fazíamos no jogo original. Isto significa que teremos de construir um bunker com várias camadas, numa forma a fazer lembrar Fallout Shelter, manter o nosso personagem alimentado, dormir quando é preciso e ser altamente discreto para não dar ideias nas visitas dos polícias lá a casa.

É aqui que Animal Farm DLC se mostra bem integrado com o propósito do jogo, porque graças aos animais, vamos ter direito a alguns recursos de sobrevivência mais rapidamente. Teremos ovos graças às galinhas por exemplo, teremos leite à nossa mercê ou ainda peixe. São só alguns novos recursos que teremos para nos ajudar a preparar melhor a fuga. Também teremos novos elementos decorativos, nomeadamente um aquário que podemos colocar na decoração da casa.

Paga-nos o café hoje!

Com este DLC não há propriamente uma nova história, mas podemos considerar que existe um enredo secundário sobre alguns segredos que esta quinta esconde. As missões são variadas e requerem alguma preparação se decidirem ir para lá demasiado cedo no jogo. Digo isto porque há certas missões ou tarefas, onde são necessários alguns recursos específicos e, caso não tenham  uma boa base de armazenamento de materiais, têm de andar sempre a voltar atrás para conseguir o que vos falta. Entre lidar com animais desaparecidos e ser confrontado com um OVNI, podem imaginar o tipo de missão que está aqui presente.

Este Animal Farm DLC acrescenta a Mr. Prepper mais tarefas além de cuidar da quinta, nomeadamente pescar. Tem vindo a ser cada vez mais comum os jogos incluírem este recurso e o jogo da Ultimate Games e Rejected Games aproveita isso com um mini-jogo bastante simples. Se nos equipararmos com uma cana de pesca e isca podemos então lembrar-nos que estamos num Ultimate Fishing, mas mais simplificado e redutor. Com o que pescamos, podemos saciar a nossa fome ou, quem sabe, usar o peixe como moeda de troca com outros agricultores por outros produtos, a lembrar os tempos das trocas comerciais. O mapa também não se fica pela quinta e adiciona novos locais de exploração. Um deles é um labirinto de plantações que sinceramente não é nada intuitivo e no meu caso, só me fez perder tempo. As restantes localidades, como a floresta, que já existia, por lá continuam nos mesmos moldes.

Quanto à adaptação para comandos, eu mantenho aquilo que já tinha dito há dois anos, ou seja, que prefiro jogar com um  rato e teclado, num PC. Apesar do esforço, a própria proposta do jogo quando chega aos momentos muito caóticos, torna-se difícil fazer tudo com o comando. A nível gráfico, o jogo não apresenta melhorias e mantém-se como na versão original, ainda que considere o design de alguns animais bastante bem conseguido.

Mr. Prepper: Animal Farm DLC é uma boa compra para quem gostou do jogo original e tem saudades de fazer uma nova campanha. Tem um preço acessível entre os 5 e os 8 euros, por isso acho que vale a pena. Se não morrem de amores pelo jogo, também não é agora que vão gostar dele, uma vez que não muda, em nada, as mecânicas do jogo base. 

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorOs 20 melhores trailers de cinemática da história dos videojogos
Próximo artigoDemon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! já disponível na Nintendo Switch
Élio Salsinha
Aprendeu a jogar ao Pedra, Papel, Tesoura com o Alex Kidd e a contar até 100 com o Sonic. Substituiu a Liga da Malásia pela Liga Portuguesa no Fifa 98 e percebeu que havia jogos melhores que filmes com o Metal Gear Solid.
analise-mr-prepper-animal-farm-dlc<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Conteúdo que se complementa com o do jogo original</li> <li style="text-align: justify;">As missões que envolvem OVNIs</li> <li style="text-align: justify;">Pescar é relaxante</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Jogar com um comando não é a mesma coisa que rato e teclado</li> <li style="text-align: justify;">Jogabilidade pouco intuitiva</li> <li style="text-align: justify;">O labirinto de plantações</li> </ul>