Filipe Duarte Pina, um dos nomes mais influentes da indústria de videojogos portuguesa, faleceu esta quinta-feira em Lisboa, aos 46 anos, vítima de doença oncológica. A notícia foi confirmada à agência Lusa pelo ilustrador Filipe Andrade, seu colaborador de longa data.

Nascido em Santarém a 12 de janeiro de 1979, Filipe Duarte Pina deixou uma marca profunda não só nos videojogos, mas também no universo da banda desenhada. Estreou-se neste meio em 2003 com a BD digital Fraggers, em parceria com Filipe Andrade e o irmão Rafael Pina. Mais tarde, lançou BRK (2009) e participou em obras como Analepse, Saudade e, mais recentemente, a série Macho-Alfa, com Osvaldo Medina. Segundo o editor José Freitas, o quarto volume deverá ser publicado no outono, coincidindo com o festival AmadoraBD.

Na área dos videojogos, Filipe Duarte Pina foi pioneiro em Portugal. Cofundador dos estúdios SeedStudios e Nerd Monkeys, esteve envolvido em vários projetos de destaque ao longo de duas décadas. Em 2011, lançou Under Siege para a PlayStation 3 — o primeiro título português a chegar à consola da Sony, distribuído em mais de 60 países e em seis idiomas.

Entre outros jogos notáveis do seu portefólio estão Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa, Express Killer, Short Games Collection, RailWays: Train Simulator e Out of Line, títulos que contribuíram para cimentar a reputação dos estúdios portugueses no panorama internacional e que analisámos no nosso site.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Ainda me recordo, nos primeiros passes do Salão de Jogos, ter sido convidado para moderar um painel na SINFO, onde o Filipe estava presente, sempre com a sua visão aguçada e a paixão pelos videojogos e pela arte no seu todo. E essa paixão e dedicação que todos lhe reconhecemos, como facilmente se pode ler pelos testemunhos de várias pessoas ligada à indústria dos videojogos, da banda desenhada e do ensino.

Isto porque para além do trabalho criativo, Filipe dedicou-se também ao ensino e à formação de novas gerações de criadores, lecionando em instituições como a Escola Superior de Artes e Design (Porto), a Escola de Tecnologias Inovação e Criação (Lisboa), e na IADE – onde ajudou a criar uma pós-graduação em design de videojogos.

O velório decorre esta sexta-feira na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, e o funeral realiza-se no sábado, no cemitério do Feijó.

A todos os familiares e amigos, os nossos sentimentos de toda a equipa do Salão de Jogos.

Artigo anteriorDying Light: The Beast adiado para setembro
Próximo artigoPodcast: 4 bits de conversa #162 – Lançamento da Nintendo Switch 2 com Jorge Vieira (Nintendo Ibérica)
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.