O actual terceiro lugar no campeonato e a disputa pela entrada directa na Liga dos Campeões não é um mero acaso, já que este Braga de Carlos Carvalhal é, provavelmente, a equipa com o futebol mais atractivo da Liga portuguesa.
Com um apaixonante Braga – Benfica marcado para este fim-de-semana, não podíamos deixar passar a oportunidade de replicar no eFootball PES 2021 Season Update, a tática que o treinador bracarense usará no próximo domingo. Já o havíamos feito no FIFA 21, e é agora altura de fazer o mesmo no seu principal concorrente.
É um sistema bastante dinâmico e versátil que proporciona momentos de um excelente futebol. Partindo do 343 em organização ofensiva, tem várias variantes, dado que alguns jogadores fazem mais do que uma posição e vão ocupando diferentes zonas conforme a zona da bola. Em organização defensiva transforma-se num sólido 523.
No eFootball PES 2021 Season Update iremos fazer a representação do técnico do Braga na forma de uma Formação Tática Fluída, ou seja, teremos um sistema em organização ofensiva e outro em organização defensiva. Assim, dentro do Plano de Jogo, na opção Táticas Predefinidas, seleccionar “Sim” em Formação Tática Fluída; depois, para alternar entre Quando tem a bola e Quando não tem a bola, usar o analógico direito.
Quando tem a bola:
Quando não tem a bola:
Táticas Predefinidas/Instruções Ofensivas:
– Estilo de Ataque (Dominar a posse de bola)
– Construção de jogo (Passe Curto)
– Área de Ataque (Toda a largura)
– Posicionamento (Manter Formação)
– Alcance do apoio (5/10)
Táticas Predefinidas/Instruções Defensivas:
– Estilo de Defesa (Pressão Avançada)
– Zona de Contenção (Centro)
– Pressão (Conservadora)
– Linha Defensiva (7/10)
– Densidade (6/10)
Táticas Predefinidas/Instruções Avançadas:
Ataque 1 (Esperar Cruzamento)
Ataque 2 (Falsos Laterais)
Defesa 1 (Ala Defensivo)
Defesa 2 (Desl)
Borja foi o grande reforço de inverno, oferecendo uma interessante alternativa tática ao 343. O colombiano joga como terceiro central, mas também se junta é linha funcionando como lateral esquerdo quando é necessário; os outros dois centrais são Raul, numa posição mais central, e Tormena na direita; Esgaio é o médio direito que tem um papel importante ao oferecer largura, como a apoiar a primeira fase de construção; Musrati é um dos melhores médios defensivos a jogar em Portugal, mas não se coíbe de acompanhar o ataque quando assim se justifica, no entanto, é Fransérgio que tem uma maior chegada à área; Galeno é um extremo esquerdo, e um problema para as defesas adversárias, especialmente devido à forma de jogar da equipa, que lhe dá espaço para situações de 1v1; Ricardo Horta é o segundo avançado que acompanha na frente o talentoso Alan Ruiz, deixando o papel de organizador para Lucas Piazón que é muito agressivo no último terço.
Para quem gosta de um futebol aberto e ofensivo, certamente gostará deste 343, que reflecte exactamente aquilo que Carlos Carvalhal pensa sobre o futebol. Tem soluções para desorganizar o adversário de várias formas, seja em largura, em posse, ou em ataques à profundidade.
Vejam o vídeo completo e explicativo:
Mais sistemas táticos do eFootball PES 2021 Season Update: