Nem o mais optimista adepto sportinguista imaginaria chegar a esta fase da época numa situação tão confortável de liderança. No entanto, a verdade é que parte para o clássico de sábado em posição privilegiada, e basta não perder, e o título fica praticamente entregue. Mas, do outro lado, há um Porto que joga todas as fichas nesta partida, e está longe de ter baixado os braços.

Nesse sentido, decidimos replicar no eFootball PES 2021 Season Update, a tática que o treinador do Sporting usará no próximo sábado. Já o havíamos feito no FIFA 21, e é agora altura de fazer o mesmo no seu principal concorrente.

O sistema de Ruben Amorim parece ter reforçado a recente tendência na Liga Portuguesa de esquemas com uma linha defensiva de 5 jogadores. É um modelo que além de jogar a toda a largura, tem uma capacidade de desdobramento impressionante, que no processo ofensivo tem a forma de um 343 e defensivamente organiza-se num 523/541.

No eFootball PES 2021 Season Update iremos fazer a representação do técnico do Sporting na forma de uma Formação Tática Fluída, ou seja, teremos um sistema em organização ofensiva e outro em organização defensiva. Assim, dentro do Plano de Jogo, na opção Táticas Predefinidas, seleccionar “Sim” em Formação Tática Fluída; depois, para alternar entre Quando tem a bola e Quando não tem a bola, usar o analógico direito.

 

Quando tem a bola:

Publicidade - Continue a ler a seguir

 

Quando não tem a bola:

Táticas Predefinidas/Instruções Ofensivas:

Estilo de Ataque (Dominar a posse de Bola)

Construção de jogo (Passe Longo)

Área de Ataque (Toda a largura)

Posicionamento (Manter Formação)

Alcance do apoio (5/10)

 

Táticas Predefinidas/Instruções Defensivas:

Estilo de Defesa (Todos à defesa)

Zona de Contenção (Centro)

Pressão (Agressiva)

Linha Defensiva (5/10)

Densidade (6/10)

 

Táticas Predefinidas/Instruções Avançadas:

Ataque 1 (Falso N.9)

Ataque 2 (Rotação nas Alas)

Defesa 1 (Linha Defesa Baixa)

Defesa 2 (Ala Defensivo)

Nuno Mendes e Pedro Porro são dois dos melhores laterais a jogar em Portugal, e dão a profundidade e fluidez necessária ao sistema de Ruben Amorim. Os três centrais são liderados pelo capitão do Sporting, Coates, que ajudam na circulação da bola até que seja ultrapassada a primeira fase de pressão adversária. Palhinha é o médio defensivo e que tenta equilibrar a equipa em transição defensiva, enquanto que João Mário trouxe a experiência e criatividade para comandar o meio-campo do Sporting. Na frente, temos um fantástico Pedro Gonçalves que tem sido a principal fonte de golos, onde, do lado oposto, encontramos um Nuno Santos que oferece sempre agressividade e verticalidade ao jogo leonino; enquanto Paulinho foi a sonante contratação de inverno, um ponta-de-lança completo e muito inteligente que tanto faz movimentos de profundidade, como liga o jogo da equipa.

É um sistema que prima essencialmente pela segurança defensiva, mas que encontra soluções para os vários problemas que os adversários provocam. Seja num ritmo mais pausado, ou mais vertical, a versatilidade do modelo de jogo de Ruben Amorim está a conquistar pontos jornada após jornada, num ano que pode tornar-se histórico para os verde-e-brancos.

Vejam o vídeo completo e explicativo:

Mais Sistemas Táticos do eFootball PES 2021 Season Update:

O Porto de Sérgio Conceição

O Benfica de Jorge Jesus

O Braga de Carlos Carvalhal

Artigo anteriorDemo gratuita de OUTRIDERS chega hoje
Próximo artigoNovo trailer de STORY OF SEASONS: Pioneers of Olive Town
Nuno Mendes
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.